Voos são afetados por anomalias no sinal de GPS na fronteira da Finlândia com a Rússia

Foto: Valentin Hintikka / CC BY 2.0, via Wikimedia

A empresa aérea finlandesa Finnair disse na quarta-feira (9) que notou interferência nos sinais de GPS de seus aviões perto do território russo de Kaliningrado, enquanto outras aeronaves relataram problemas semelhantes perto da fronteira leste da Finlândia com a Rússia, reporta o noticiário britânico The Guardian.

O governo finlandês informou que cerca de 10 aeronaves relataram distúrbios incomuns nos sinais de GPS perto da fronteira leste desde domingo. A autoridade local responsável pelo controle de tráfego aéreo, Traficom pediu que os pilotos fossem alertados sobre a situação através de uma notificação oficial de Aviso às Missões Aéreas (NOTAM).

“Voar ainda é seguro. As companhias aéreas têm procedimentos operacionais para tais situações se o sinal de GPS for perdido”, disse o diretor da Traficom, Jari Pontinen, em comunicado.

Além disso, a companhia aérea lituana Transaviabaltika disse à Reuters que foi forçada a cancelar 18 voos entre Helsinque e Savonlinna, depois que a falta de GPS impossibilitou o pouso porque o aeroporto não possui equipamentos de navegação alternativos.

A primeira-ministra Sanna Marin disse que não tinha informações sobre a origem dos distúrbios, nem se eles se originaram na Rússia, enquanto o Ministério das Relações Exteriores disse que está investigando os eventos.

A causa pode envolver a tentativa de bloqueio de sinal por dispositivos em terra ou até mesmo fenônemos naturais, ligados á radiação solar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias