Voos são cancelados para haver silêncio completo na passagem do caixão da rainha

No começo da tarde (hora de Londres) desta quarta-feira, 14 de setembro, o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II foi levado do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde ficará até a hora do sepultamento, marcado para a próxima segunda-feira. Durante os cerca de 40 minutos deste trajeto, nenhum avião pôde sobrevoar o centro de Londres para que houvesse silêncio absoluto.

O aeroporto de Heathrow diz que os passageiros devem esperar interrupções na quarta-feira porque as rotas de voo estão sendo alteradas para garantir que haja silêncio completo sobre o centro de Londres para a procissão do caixão da rainha Elizabeth II do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde Sua Majestade permanecerá em estado até seu funeral na segunda-feira.

Algumas das rotas de voo partindo de Heathrow costumam passar pelo centro de Londres, mas “em respeito ao período de luto” o aeroporto disse que redirecionaria as aeronaves para longe de Westminster “para garantir silêncio durante a procissão cerimonial”. Como resultado, o aeroporto diz que os voos podem ser atrasados ​​ou até cancelados. 

A British Airways foi a mais afetada com uma série de voos cancelados, incluindo voos para Varsóvia, Estocolmo, Amsterdã, Dusseldorf, Basileia, Hamburgo, Roma e Faro.

Os passageiros também foram convidados a observar o Momento Nacional de Reflexão com um minuto de silêncio às 20h de domingo, 18 de setembro. Os voos programados para partir durante esse período provavelmente sofrerão atrasos e as aeronaves que chegarem serão solicitadas a esperar em um padrão de espera longe do centro de Londres.

Em comunicado, o aeroporto disse que “antecipa” novas mudanças em suas operações na segunda-feira, 19 de setembro, quando acontecerá o funeral de Estado de Sua Majestade. Um porta-voz disse que mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.

“Pedimos desculpas pela interrupção causada, pois trabalhamos para limitar o impacto nos próximos eventos”, disse o aeroporto em comunicado.

Para os passageiros que viajam na segunda-feira de Heathrow, o funeral da rainha será exibido ao vivo nas telas do aeroporto.

Elizabeth II morreu em 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela governou por mais tempo na história britânica – 70 anos e sete meses. O novo monarca é seu filho mais velho, Charles, de 73 anos, que assumiu o trono com o nome de Charles III.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias