Início Empresas Aéreas

Voos são retomados para Sinaloa dias após ataque a aviões comerciais e militares

Após os ataques do Cartel de Sinaloa contra forças mexicanas e aviões civis, as companhias aéreas suspenderam voos para o estado. Agora, eles estão sendo restabelecidos.

Foto por Alan Wilson

Estes voos, principalmente para Culiacán, mas também para Mazatlán, foram suspensos desde o dia 5, quando o Cartel de Sinaloa começou um ataque massivo contra a população e o governo mexicano, em retaliação a prisão do filho de El Chapo, antigo chefe do Cartel.

Enquanto El Chapo está preso nos EUA há alguns anos, o seu filho Ovidio Guzmán López, conhecido como El Ratón, assumiu seu lugar na organização criminosa que é a principal no mercado de tráfico de drogas para os EUA, junto de outros cartéis como Los Zetas.

Na semana passada, tiros atingiram um Embraer E190, um Boeing 737 da Força Aérea Mexicana e outras aeronaves do estado mexicano. No caso da aeronave civil, o evento naturalmente trouxe pânico a bordo e repercutiu em todo o mundo, já que imagens foram gravadas dentro da aeronave.

Como resultado dos atentados, o aeroporto ficou fechado para todas as operações, mas só agora no domingo (8) as empresas aéreas American, Alaska, Sun Country e United dos EUA, e as canadenses WestJet e Sunwing, retomaram os voos para os aeroportos do estado de Sinaloa.

Apesar da pressão do cartel, das mortes e da violência, o governo mexicano não entregou El Ratón após o prazo de 72 horas dado pelos criminosos.

Sair da versão mobile