Wuhan, origem da pandemia, reabre hoje seu aeroporto após mais de 2 meses

O Aeroporto de Wuhan Tianhe está reabrindo oficialmente para voos regulares de passageiros depois de fechado por quase dois meses e meio devido ao surto de Coronavírus.

Vídeo batismo aeronave reabertura aeroporto Wuhan

O aeroporto na província de Hubei, no centro da China, foi forçado a encerrar as operações em 23 de janeiro, quando o governo implementou um estrito bloqueio em Wuhan e na região circundante.

Nenhum viajante foi autorizado a entrar ou sair da província durante todo esse tempo, que agora foi oficialmente encerrado. Outras cidades da província já haviam retomado voos na semana passada, mas Wuhan permanecia fechada até hoje.

Segundo a mídia chinesa, às 7h19 (horário local) na manhã desta quarta-feira (08), o voo de número MF-8095 da Xiamen Air se tornou o primeiro serviço comercial regular de passageiros a chegar ao Aeroporto Internacional Tianhe.

FlightRadar24 Primeiro Voo Reabertura Aeroporto Wuhan

A aeronave foi recebida pelo tradicional batismo de jatos de água dos caminhões de bombeiros, prática sempre utilizada no mundo todo em ocasiões de voos especiais. O momento foi gravado no pátio do aeroporto:

A reabertura marca o fim das medidas da China para fechar a cidade onde a doença de Coronavírus (Covid-19) foi identificada pela primeira vez. Embora agora seja permitido que as aeronaves transitem normalmente de e para Wuhan, o aeroporto receberá apenas uma atividade reduzida de voos.

Enquanto a epidemia de Covid-19 termina na China – pelo menos de acordo com os números de seu regime – outros lugares do mundo estão apenas começando a sentir o impacto dessa crise em andamento.

Espera-se que a situação tenha um impacto de longo prazo na economia global e, especialmente, no setor de aviação. Governos de vários países prometeram bilhões de dólares em fundos de resgate para empresas – principalmente no setor de aviação – para evitar o colapso de suas economias.

Enquanto isso, as maiores companhias aéreas da China continental são de propriedade do Estado e, portanto, não têm muito com que se preocupar financeiramente. E até mesmo o maior conglomerado de companhias aéreas privadas do país, o HNA Group, foi nacionalizado nesse período de crise.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias