Início Aeroportos

Xeique de Dubai autoriza super aeroporto 5 vezes maior que o atual e com 400 pontes de embarque

O governante de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou no domingo (28) que seu governo aprovou os projetos finais para um novo aeroporto de passageiros localizado a 40 quilômetros a sudoeste do centro de Dubai, que um dia se tornará o novo lar da Emirates Airline, com a capacidade de lidar com até 260 milhões de passageiros anualmente.

Os novos terminais de passageiros no Aeroporto Dubai World Central (DWC) terão impressionantes 400 portões de embarque e custarão 128 bilhões de dirhams (US $ 34,87 bilhões). Também conhecido como Aeroporto Internacional Al Maktoum, o enorme local foi inaugurado em 2010 como um aeroporto de carga, e um número limitado de voos de passageiros começou a operar a partir de um pequeno terminal de passageiros em 2013.

O governo de Dubai originalmente planejava desenvolver o aeródromo e transferir todas as operações do Aeroporto Internacional de Dubai, no centro do bairro de Al Garhoud, até 2025, mas problemas de financiamento atrasaram o projeto em várias ocasiões.

No domingo, Sheikh Mohammed não estabeleceu um cronograma exato para a conclusão dos novos terminais de passageiros, apenas afirmou que as operações seriam transferidas de DXB para DWC nos próximos 10 anos, com uma capacidade inicial de 150 milhões de passageiros por ano.

“Estamos construindo um novo projeto para as gerações futuras, garantindo um desenvolvimento contínuo e estável para nossos filhos e seus filhos por sua vez. Dubai será o aeroporto do mundo, seu porto, seu hub urbano e seu novo centro global”, comentou Sheikh Mohammed. “À medida que construímos uma cidade inteira em torno do aeroporto no Dubai South, a demanda por moradias para um milhão de pessoas virá. Ela abrigará as principais empresas dos setores de logística e transporte aéreo do mundo”.

As obras em DWC foram suspensas por tempo indeterminado em 2019, mas no ano passado fontes afirmaram que o governo havia alertado os principais interessados para se prepararem quando o projeto recebesse a autorização para recomeçar.

O projeto envolverá a construção de cinco novos terminais de passageiros, que serão compostos pelo prédio principal do terminal, que inclui o saguão principal de check-in e os portões de embarque, conectados a quatro terminais satélites menores, conectados por um transporte de pessoas automatizado e ininterrupto.

Com cinco vezes o tamanho do Aeroporto Internacional de Dubai, o novo terminal permitirá uma expansão massiva das operações da Emirates. O aeródromo também aumentará a capacidade da Emirates, mais que dobrando o número de pistas de duas para cinco pistas paralelas em DWC com operação independente quádrupla.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile