XL Airways suspende venda de passagens e pode parar operações

A francesa XL Airways suspendeu ontem (19) sua venda de passagens aéreas, alegando dificuldade financeiras e gera receio sobre falência.

Airbus A330 da XL Airways
Airbus A330 da XL Airways © Clément Alloing

A empresa divulgou comunicado oficial informando que talvez irá cancelar alguns voos, e pede para que seus clientes consultem o status do voo no seu website.

Sem dar maiores detalhes e se limitando a falar que está com problemas financeiros, a empresa afirma que está comprometida em atender os seus cientes e pede desculpas pela situação. 

A XL Airways pode tornar-se a segunda aérea francesa a fechar as portas este ano, e a quarta no mundo: a sua compatriota Aigle Azur foi a última, e antes desta vieram a Jet Airways da Índia e a Avianca Brasil.

Baseada no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, foi fundada em 1995 como Star Europe, tendo mudado seu nome para Star Airlines em 1997 e depois para XL Airways em 2006. Atualmente opera uma frota com quatro jatos Airbus A330ceo, tendo encomendado no início deste ano dois A330neo.

A aérea é mais uma leisure airline, ou seja, uma aérea voltada exclusivamente para o público de turismo, com grande foco no Caribe, além de voar para os EUA e destinos turísticos como Tel Aviv e Ilhas Reunião.

Outro destino curioso é Jinan, na província chinesa de Shandong​. O local é conhecido como cidade das fontes naturais e conta com diversos lagos de belezas únicas. 

Além de voar para destinos turísticos, a XL Airways faz fretamentos, e seus A330-200 e -300 estão configurados apenas com a classe econômica, levando de 361 até 408 passageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias