YouTuber perde licença de piloto após derrubar seu avião apenas para ganhar visualizações

Em dezembro de 2021, o mundo da aviação na internet foi abalado quando o Youtuber Trevor Jacob postou um vídeo intitulado “I crashed my plane” (“Caí com meu avião”), no qual sua jornada aos comandos de um clássico Taylorcraft sobre as montanhas do Parque Nacional Los Padres, no centro da Califórnia, foi interrompido abruptamente após uma suposta falha que parou o motor. Ele então decide saltar de pára-quedas.

O Taylorcraft, sem energia e sem piloto, começa a cair até que finalmente bate em uma montanha, enquanto Jacob aterrissa não muito longe para recolher seus pertences e depois iniciar uma jornada de várias horas a pé até encontrar alguns fazendeiros, relata o site parceiro Aviacionline.

Tudo foi gravado por uma série de câmeras Gopro que Jacob havia instalado em diferentes pontos dentro e fora do Taylorcraft, um problema que por si só não seria marcante, pois é muito comum hoje em dia e muitos pilotos fazem isso.

Mas a comunidade aeronáutica começou a questionar outros aspectos, como o que teria levado ele a decolar de pára-quedas, que a porta estava ligeiramente aberta antes mesmo da suposta falha e que ele nem tentou ligar o motor ou encontrar um lugar para pousar. Isso gerou suspeitas de que tudo não passava de uma encenação para ganhar seguidores e visitas em seu canal no YouTube.

A Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos interveio, e finalmente se soube que eles decidiram revogar a licença de piloto de Travor Jacob. A autoridade aeronáutica emitiu uma comunicação informando que Jacob operou a aeronave “de forma descuidada ou imprudente, colocando em risco a vida ou propriedade de terceiros”, afirmando ainda que o voo foi operado “com o objetivo de causar o acidente”.

Ele fez de tudo para derrubar a aeronave registrada N29508 sem sequer tentar seguir os procedimentos de emergência, nem entrar em contato com o controle de tráfego aéreo para declarar uma emergência.

“Ele demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade ao optar por saltar de uma aeronave apenas para poder registrar as imagens do acidente (…) de cuidado, julgamento e responsabilidade que é necessário para ter uma licença”, acrescentou a comunicação da FAA.

Assista ao vídeo do rapaz, abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias