YouTuber que derrubou aeronave de propósito ocultou os destroços para atrapalhar investigação

Momento em que YouTuber salva da aeronave

O piloto e YouTuber Trevor Daniel Jacob, de 29 anos, se declarou culpado de uma acusação de destruição e ocultação de provas com a intenção de impedir uma investigação federal. Este crime acarreta uma pena máxima de 20 anos em prisão federal. 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o acordo judicial depois que Jacob destruiu deliberadamente os destroços de um avião que foi derrubado intencionalmente no condado de Santa Bárbara para obter visualizações online, informa o Aviacionline.

Jacob, um experiente piloto e paraquedista de Lompoc, conseguiu o patrocínio de uma empresa que vende diversos produtos, inclusive uma mochila. Como parte do acordo, ele concordou em promover o portfólio da empresa em um vídeo do YouTube.

Em 24 de novembro de 2021, Jacob decolou do aeroporto de Lompoc City em um voo solo programado para Mammoth Lakes. No entanto, Jacob planejou sair do avião no ar, saltar de paraquedas e filmar a queda do avião, o monomotor registrado sob a matrícula N29508, um Taylorcraft BL-65.

Para capturar o evento, Jacob montou várias câmeras de vídeo no avião e se equipou com um pára-quedas, uma câmera de vídeo e um bastão de selfie.

Relembre a seguir o vídeo:

Depois de derrubar o avião na Floresta Nacional de Los Padres, Jacob recuperou os dados do vídeo e informou o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB – National Transportation Safety Board) sobre o acidente.

O NTSB instruiu Jacob a preservar os destroços da aeronave para exame e fornecer as coordenadas e o vídeo aos investigadores. A Administração Federal de Aviação (FAA – Federal Aviation Administration) também iniciou uma investigação sobre o acidente.

Posteriormente, Jacob mentiu para os investigadores sobre a localização dos destroços e, com a ajuda de um amigo, transferiu-os para o Aeroporto de Lompoc City. Ele então destruiu os destroços e jogou as peças em várias lixeiras, admitindo em seu acordo de confissão que o fez para impedir as autoridades federais de investigar o acidente.

Em 23 de dezembro de 2021, Jacob carregou um vídeo no YouTube intitulado “I Crashed My Plane”, promovendo a mochila e mostrando sua fuga de paraquedas e queda do avião. Jacob admitiu em seu acordo de confissão que pretendia ganhar dinheiro com o vídeo.

Jacob também confessou ter mentido para os investigadores federais quando preencheu um falso relatório de acidente de avião e mentiu para um inspetor de segurança da aviação da FAA.

Em abril de 2022, a FAA já havia revogou a licença de piloto de Jacob, conforme noticiado pelo AEROIN.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias