Início Aeroportos

ZeroAvia anuncia parceria para explorar uso de hidrogênio criocomprimido em aeroportos e aeronaves

Dornier 228 – Imagem: ZeroAvia

A fabricante britânica ZeroAvia, especializada em tecnologia de propulsão elétrica movida a hidrogênio, e a Verne, startup especializada em armazenamento de hidrogênio, anunciaram nesta semana que assinaram um memorando de entendimento.

O objetivo do acordo é avaliar conjuntamente as oportunidades de uso de hidrogênio criocomprimido (CcH2) a bordo de aeronaves e de condução de reabastecimento de CcH2 em aeroportos a partir de fontes de hidrogênio gasoso (GH2) e hidrogênio líquido (LH2).

A ZeroAvia está desenvolvendo motores elétricos a hidrogênio para todos os tipos de aeronaves, como a solução mais econômica e amiga do meio-ambiente para o crescente impacto da indústria nas alterações climáticas.

A Verne é uma startup de tecnologia de armazenamento e reabastecimento de hidrogênio focada em soluções que utilizam hidrogênio criocomprimido para setores pesados. O hidrogênio criocomprimido é o armazenamento de hidrogênio gasoso em temperaturas muito frias, aumentando a densidade de energia do combustível, o que poderia permitir um alcance maior em comparação com aeronaves movidas a GH2.

De acordo com a análise de Verne, o hidrogênio criocomprimido pode atingir uma densidade de hidrogênio utilizável 40% maior do que o hidrogênio líquido e uma densidade de hidrogênio utilizável 200% maior do que o hidrogênio gasoso de 350 bar. Além disso, a aplicação de hidrogênio criocomprimido promete reduzir significativamente o custo de densificação e tempo de reabastecimento, aumentar o tempo de dormência em relação aos sistemas LH2 e potencialmente eliminar a ventilação necessária para gerenciamento de pressão.

ZeroAvia e Verne avaliarão os benefícios potenciais do dimensionamento da infraestrutura de armazenamento e reabastecimento de CcH2 em aeroportos de todo o mundo, à medida que a propulsão elétrica a hidrogênio for ampliada para suportar aeronaves cada vez maiores. As duas empresas também trabalharão juntas para desenvolver um modelo para localizações iniciais de aeroportos na Califórnia.

A Verne desenvolveu grandes sistemas de armazenamento de hidrogênio com 4 MWh de armazenamento. Recentemente, a Verne e o Lawrence Livermore National Laboratory anunciaram a demonstração do protótipo de armazenamento CcH2 de 1 MWh da Verne.

A empresa recebeu subsídios federais para o desenvolvimento de sua tecnologia, inclusive da ARPA-E. A Verne é apoiada pelo Climate Pledge Fund da Amazon, pela Caterpillar Venture Capital, pelo Collaborative Fund e por outros investidores importantes.

A ZeroAvia já está testando em voo um protótipo de seu motor elétrico a hidrogênio ZA600 em uma aeronave Dornier 228 em sua base no Reino Unido e está trabalhando para modernizar um protótipo de seu motor ZA2000 para um Dash 8-400 de 76 assentos nos EUA.

Informações da ZeroAvia

Sair da versão mobile