Início Indústria Aeronáutica

ZeroAvia finaliza a primeira fase de testes do protótipo de trem de força de hidrogênio ZA600

Foto: ZeroAvia

A ZeroAvia anunciou que finalizou a primeira fase de testes de voo para seu protótipo de trem de força de célula de combustível de hidrogênio ZA600, que foi instalado em uma aeronave Dornier Do-228 modificado. O avanço abre caminho para o trabalho de certificação e para o início de voos cross-country como próxima etapa das provas em voo.

A aeronave modificada foi usada em 10 testes de voo, sendo a missão final realizada no aeródromo de Kemble, no sudoeste da Inglaterra. Segundo informações da empresa, um teste de cruzeiro ocorreu, permitindo a obtenção de projeções de alcance para o futuro.

O primeiro voo do Do 228 aconteceu no mês de janeiro deste ano. Desde então, a campanha de testes avaliou o veículo, voando a 5.000 pés, um teste de resistência com 23 minutos de duração e atingindo a velocidade máxima permitida.

A ZeroAvia garante que durante esses testes, o sistema se mostrou acima das expectativas tanto no quesito células de combustível quanto no sistema de propulsão elétrica. Os pilotos ainda lograram voar com o empuxo gerado somente pelo sistema experimental de propulsão limpa.

Para a realização do projeto foi necessário uma parceira com o governo do Reino Unido, selo programa HyFlyer II do Aerospace Technology Institute, que forneceu parte dos recursos para a conversão do Do 228 e o esforço de teste de voo.

A ZeroAvia pretende obter a certificação para a utilização do trem de força ZA600 no Reino Unido em 2025. O trem de força ZA600 da ZeroAvia é um instrumento inovador na área de transporte aéreo, surgindo como uma alternativa limpa e sustentável para a redução das emissões de combustível do setor. A empresa pretende que os resultados deste primeiro ciclo de testes abram caminho para uma nova era na aviação sustentável.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile