
A ZeroAvia, empresa que atua no desenvolvimento de soluções de emissão zero para a aviação comercial, anunciou hoje, 20 de julho, que assinou um memorando de entendimento com a Ravn Alaska para fornecer propulsão hidrogênio-elétrica para as aeronaves de passageiros da operadora.
A Ravn fez um pedido de 30 powertrains ZA2000 da ZeroAvia com a intenção de modernizar sua frota De Havilland Dash-8 para permitir voos com emissão zero. A companhia atualmente opera uma série de aeronaves Q100 e Q300 em rotas que atendem comunidades rurais no Alasca.
O estado é um importante alvo estratégico para a adoção antecipada de rotas de voos elétricos, dada a dependência da aviação para viagens interestaduais e o forte potencial dos recursos de energia renovável do Alasca – particularmente hidrelétricas – para gerar hidrogênio verde.
O ZA2000 da ZeroAvia é um trem de força modular de 2 a 5 megawatts (3.000 a 7.000 cavalos de potência no eixo) projetado para aviões turboélice de 40 a 90 assentos, visando voos de 500 milhas náuticas a partir de 2026. A empresa também está trabalhando para certificar um trem de força de 600 kW para aeronaves de 9 a 19 assentos para entrada em serviço em 2024.
Rob McKinney, CEO da Ravn Alaska, disse: “Queremos estar na vanguarda da adoção da aviação de emissão zero assim que as tecnologias certificadas pela FAA chegarem ao mercado. A ZeroAvia está fazendo grandes progressos para levar a propulsão hidrogênio-elétrica aos céus do Alasca, e estamos ansiosos para trabalhar juntos para realizar o voo verde”.
Além do acordo de motor com Ravn Alaska, a ZeroAvia foi aceita no programa Launch Alaska; um acelerador de implantação sem fins lucrativos focado em ajudar os inovadores de tecnologia climática a crescer no estado.