Zombando de clientes e de rivais, perfil da Ryanair vira febre no TikTok

A Ryanair, maior companhia aérea da Europa em número de voos e de passageiros transportados, transformou seu TikTok numa verdadeira febre, ao ponto de levar alguns usuários da rede de vídeos a ficarem, por vários minutos, assistindo às postagens e lendo aos comentários no perfil da empresa aérea.

Com um tom irreverente e muito pouca etiqueta, a empresa satiriza situações do cotidiano envolvendo passageiros, rivais e até ela mesma. Enquanto a postura divide opiniões, o resultado em termos de engajamento é inegável, já que a aérea atraiu mais de 1,5 milhão de seguidores, muito mais do que qualquer outra concorrente.

Como exemplo, em uma das publicações mais recentes, a empresa aérea ironiza: “você acaba de pagar $9,99 em uma passagem e ainda me pergunta se vou cobrar por sua bagagem”.

@ryanair Bestie how else will I make bank i’m sorry🤧 #ryanair #airline #traveleurope #cabincrew ♬ umm.. yeah – andrew

Segundo relata o DailyMail, vários americanos descobriram e têm seguido o perfil da empresa, vindo até a pedir para que ela voe aos Estados Unidos.

“Vou mudar de país apenas para poder voar na Ryanair”, comentou um usuário sob um dos vídeos.

“Isso é ótimo e eu não posso nem voar com a Ryanair nos EUA”, escreveu outro.

“Eu não moro na Europa, então nunca voarei na Ryanair, mas por causa dessa conta é minha companhia aérea favorita”, observou um terceiro.

@ryanair Bestie I’ve 4 more flights left to go I’m sorry x #airline #ryanair #sorry #cabincrew #takeoff ♬ I gotta put ME first – Citiboii SRT

O tabloide britânico, no entanto, devolve na mesma moeda e satiriza a empresa aérea dizendo: “Cuidado com o que vocês pedem, americanos!”. Na Europa, a Ryanair democratizou a aviação e levou o transporte aéreo a milhões de pessoas, no entanto, não são raros os relatos de problemas com o atendimento ao cliente e confusões a bordo.

O chefe de social da Ryanair, Michael Corcoran, observou em uma entrevista que o sucesso da empresa com o TikTok foi alcançado pela decisão de “perder o tom de voz corporativo”.

@ryanair Had to get this off our chest😫 #ryanair #beef ♬ duehdjdbwjdbjebdc – olive
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias