1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas realiza primeira missão expedicionária

Imagem: Marinha do Brasil

No período de 16 a 26 de outubro, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil (MB) conduziu com sucesso o exercício de mobilização logística “Robalo”.

O evento teve como objetivo principal colocar em prática os conhecimentos logísticos e operacionais necessários ao emprego do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado “ScanEagle” a partir de uma base operacional alternativa em terra.

Todos os componentes do SARP-E “ScanEagle”, que incluem aeronaves, lançador, recolhedor, estação de controle terrestre, sobressalentes, entre outros, foram transportados com êxito da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para a Base Aérea de Santa Cruz. É a partir desta última base que as aeronaves estão sendo lançadas e recolhidas.

Durante o exercício, as aeronaves RQ-1 “ScanEagle” realizaram voos de observação em pontos sensíveis no perímetro da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) e nas cercanias das embarcações.

Informações da Marinha do Brasil

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias