Início História

Neerja Bhanot, a comissária de voo que deu a vida para salvar muitos passageiros em 747 sequestrado

Foto de Kambui, CC BY 2.0, via Wikimedia

Na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Tripulante de Cabine. Embora muitas vezes subestimados ou até mesmo ignorados por passageiros, os tripulantes exercem funções essenciais além do habitual serviço de bordo. São profissionais treinados para situações extremas, sempre prontos para ações que vão além do simples fornecimento de lanches.

Os tripulantes recebem treinamento rigoroso, focado nas questões de segurança. São parte integrante da estrutura que compõe um voo comercial e, apesar disso, muitos passageiros não reconhecem sua relevância e preparação.

Um exemplo notável da importância dos comissários de voo ocorreu no dia 5 de setembro de 1985, quando o Boeing 747-100 da Pan Am foi sequestrado em Karachi, no Paquistão. Quatro terroristas do grupo Abu Nidal haviam sequestrado o avião com intenção de resgatar prisioneiros terroristas em Chipre e Israel.

Atuando como Chefe de Cabine, Neerja Bhanot, mostrou virtude. Ela ordenou que todos os passaportes americanos fossem escondidos, percebendo que os terroristas pretendiam separar os passageiros americanos para execução.

Quando os terroristas iniciaram disparos, Bhanot correu para abrir as portas e ajudou os passageiros a escapar. Ela foi fundamental para a fuga de muitos, mesmo sacrificando sua própria vida. Dos 380 passageiros e tripulantes, 20 morreram e 120 ficaram feridos. Entre os mortos, estava a heroína Neerja Bhanot.

Póstuma, Bhanot foi homenageada com o Ashok Chakra, a mais alta condecoração da Índia por bravura, ato de coragem ou sacrifício. Também recebeu a Ordem do Paquistão, a Comenda Especial do Departamento de Estado dos EUA por Coragem, entre outros prêmios. No entanto, talvez o mais significativo foi um dos meninos que ela protegeu naquele fatídico dia, que se tornou um piloto de avião em sua honra.

Histórias como a de Neerja Bhanot deixam claro a importância dos profissionais de bordo. A lembrança da sua coragem evidencia o papel crucial dos tripulantes de cabine, ressaltando a nobre e vital responsabilidade que carregam consigo em cada voo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.