Fundo soberano da Arábia Saudita está em negociações para comprar a companhia aérea Saudia

O fundo soberano da Arábia Saudita, avaliado em 925 bilhões de dólares, está em negociações para comprar a companhia aérea Saudia, segundo informações da Bloomberg. A proposta é transferir a propriedade da companhia aérea do governo para o Fundo de Investimento Público (PIF), na tentativa de aumentar a rentabilidade e otimizar a eficiência operacional. Além disso, o fundo investiria bilhões de dólares na companhia aérea.

As negociações estão em estágios iniciais e não há garantia de que um acordo será acordado, observou o relatório. Cerca de 30% de sua frota é arrendada da International Airfinance Corporation. Esta empresa de arrendamento tentou recentemente encerrar os contratos de arrendamento e agora enfrenta um processo contra a companhia aérea em tribunais britânicos.

No ano passado, o CEO da Saudia, Ibrahim Koshy, estava otimista de que a companhia aérea, frequentemente deficitária, retornaria aos lucros.

O PIF está entre os maiores fundos soberanos do mundo e investe em nome do governo saudita. Ele está desempenhando um papel fundamental na estratégia Visão 2030 do reino, um plano de transformação econômica que inclui transformar a Arábia Saudita em um hub de aviação e turismo.

Como parte da Visão 2030, o fundo está criando a Riyadh Air, uma startup que planeja iniciar suas operações em 2025 e já fez um pedido firme para a aquisição de trinta e nove Boeing 787-9. A Bloomberg sugeriu que o PIF pode buscar a reestruturação da Saudia antes de tentar vendê-la ou fundi-la com a Riyadh Air.

Quando o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou formalmente a criação da Riyadh Air no ano passado, ele afirmou que era importante construir uma indústria de aviação mais sustentável financeiramente no país. Em novembro passado, a Saudia e a Riyadh Air assinaram um memorando de entendimento como parte de uma cooperação estratégica que permitirá que as duas companhias aéreas apoiadas pelo estado “trabalhem lado a lado”.

Além da Riyadh Air, outros empreendimentos aeroespaciais do PIF incluem as Indústrias Militares da Arábia Saudita (SAMI), a Helicopter Company (THC) e a empresa de leasing de aeronaves AviLease.

Esta última entidade ganhou destaque em 2023, quando comprou a divisão de leasing de aeronaves do Standard Chartered, adquirindo 167 aeronaves colocadas em mais de 40 companhias aéreas. No ano passado, também houve relatos de que o PIF estava negociando a compra de uma participação na flynas. O fundo soberano registrou uma perda de 11 bilhões de dólares em suas atividades de investimento no ano de 2022.

Nem a Saudia nem o Fundo de Investimento Público responderam a um pedido de comentário.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias