6º Esquadrão de Transporte Aéreo realizou seu 1º voo com tripulação totalmente feminina

Desde que abriu as portas, em agosto de 1982, para incorporar as primeiras mulheres em seu efetivo, novos capítulos dessa história da Força Aérea Brasileira (FAB), que já chegou aos 41 anos, continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessários para superar os desafios.

Segundo a FAB informa hoje, um voo na aeronave C-98 Caravan, em julho, foi composto por uma tripulação toda feminina, saindo de Brasília (DF) rumo a Campo Grande (MS), com escala na cidade de Três Lagoas (MS), e retornando a Brasília.

Com duração de quase sete horas, a missão de transporte aéreo logístico teve como tripulação a Capitão Aviadora Amanda de Andrade Melo, a Tenente Aviadora Karoline Ribeiro Loureiro e a Sargento Mecânica de Voo Ana Clara da Costa Fagundes. Elas são integrantes do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA).

De acordo com a Capitão Amanda, várias tripulações compostas apenas por mulheres já realizaram voos na FAB, mas essa foi a primeira vez com a aeronave C-98 Caravan. “Orgulho de ver que estamos desempenhando essas funções, com muita competência, profissionalismo e seriedade”, afirmou a Capitão.

Para que esse tipo de aeronave possa decolar é necessário que a tripulação possua dois pilotos e um mecânico de voo. Nesse contexto, o referido marco foi possível devido à presença, em especial, da Sargento Ana Clara, que possui conhecimentos técnicos específicos do Caravan, adquiridos no Curso Teórico da Aeronave C-98.

“Isso me mostrou que não há limites para os nossos sonhos e que se nos dedicarmos e estivermos dispostas, tudo está ao nosso alcance. Foi uma experiência única, da qual sou grata por ter feito parte”, contou a militar.

Segundo o Chefe do setor de Operações do 6º ETA, Major Aviador Gabriel Teixeira de Freitas Brito, a escala feminina para essa missão não foi planejada. “Foi uma surpresa e não deixa de ser um marco que tende a ficar cada vez mais comum, pois temos cada vez mais mulheres no Esquadrão”, pontuou o Oficial.

C-98 Caravan

Segundo a Força Aérea, a aeronave C-98 é um importante vetor aéreo por permitir operações em pistas de comprimento restrito, em que outras aeronaves da Força não operam.

Trata-se de um avião de transporte de pessoal e carga de pequeno porte, considerado um dos monomotores mais seguros e confiáveis do mundo.

Recentemente, foi uma das aeronaves utilizadas para atuar na ação de ajuda humanitária aos indígenas em Roraima, tendo levado cerca de 40 mil quilos de medicamentos, alimentos e combustível, durante a Operação Yanomami.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias