Cubana de Aviación tem novos voos impedidos por má condição das aeronaves

ATR-72 – Imagem: Af2623 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Três dias após o anúncio de novas rotas domésticas, a Cubana de Aviación não fará mais os novos voos dentro do país, ao menos não por enquanto.

De acordo com informações do site 14ymedio, o diretor geral de transportes e passagens do Ministério do Transporte, Luis Ladrón de Guevara, anunciou que a companhia manterá cancelado seus voos domésticos por conta do mau estado das aeronaves.

“A disponibilidade técnica da frota não é um segredo que está bem afetada e muito limitada na aquisição de peças para manter nossas aeronaves em voo, então essa programação não vai começar até que as condições de nossas aeronaves estejam adequadas para começar a oferecer voos domésticos”, disse Luis em rede nacional de televisão quando explicava a atual situação.

Nesse mês, no dia 16, a Cubana de Aviación anunciou algumas novas rotas nacionais que tinham o início dos voos previsto para novembro. Entre os destinos se destacam ligações de Havana para Holguín e várias novas rotas de Nova Gerona e Santiago de Cuba.

Esses voos já não aparecem mais na página da companhia na internet, que no momento só faz promoções e divulgações dos trajetos para México e Colômbia.

A companhia possui em sua frota seis Antonov AN-158, mas cinco deles estão há tempos parados por diversos motivos mecânicos e apenas um em processo de manutenção para poder voltar aos ares de Cuba.

Além disso, atualmente a frota própria da empresa é de dois ATR 42-500, um ATR 72-200, dois Embraer 110 Bandeirante e um Ilyushin Il-96, enquanto os demais aviões são arrendados, porém, não há um detalhamento sobre quais destes equipamentos e dos arrendados estariam ou não em condições inadequadas de manutenção.

A crise dentro da estatal cubana não é de hoje. Recentemente, por exemplo, a empresa se envolveu em um enorme problema internacional quando a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) informou às agências de viagens que a Cubana não participaria mais do mecanismo de compensação de pagamentos BSP (Bank Settlement Plam) da Espanha, sendo assim que deviam deixar de emitir bilhetes e reembolsos em nome da companhia.

Também vale ressaltar o acidente de 2018 o qual 112 pessoas a bordo de um Boeing 737-200 morreram após o avião decolar, perder altitude e explodir em chamas.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Cena chama atenção ao mostrar vários cães correndo em pleno pátio...

0
O curioso vídeo tem chamado atenção nas redes sociais ao mostrar o grupo de cães correndo solto em pleno pátio de um aeroporto internacional