TAP chega a acordo para passar o controle da sua subsidiária de serviços de solo à Menzies

A Menzies Aviation, empresa global de assistência em escala, anunciou a aquisição de uma participação controladora de 50,1% na Serviços Portugueses de Handling, SA (SPdH), também conhecida como Groundforce Portugal.

O acordo, que foi firmado entre a Menzies e a TAP Air Portugal (TP, Lisboa), é considerado crucial para a estabilidade e melhoria da desempenho operacional da empresa. Atualmente, a Groundforce Portugal fornece assistência em escala à TAP em quatro aeroportos portugueses: Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo, além de serviços de carga terrestre e aérea.

O principal cliente da empresa é a TAP, que em maio de 2021 entrou com pedido de liquidação da unidade devido ao agravamento da situação financeira da Groundforce. A Menzies Aviation informou que, uma vez concedidas todas as autorizações e consentimentos necessários, será submetido um plano de recuperação da empresa à Assembleia de Credores da Groundforce.

O acordo está sendo considerado como um passo decisivo para a recuperação da empresa e também um marco significativo no reforço da capacidade de movimentação, com um impacto em toda a economia nacional. Após a conclusão da aquisição, a Menzies Aviation terá uma parcela de mercado de 65% em Portugal, com operações em cinco aeroportos e mais de 3.000 funcionários.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com mais de 1.300 abordagens só em 2024, drone tornou-se recurso...

0
Somente nos primeiros quatro meses de 2024, os drones já realizaram mais de 1.300 abordagens em operações nas praias, demonstrando a eficácia