Início Aeroportos

Policial Federal conhecido em série de TV é acusado de contrabando de ouro no Aeroporto de Guarulhos

Um dos policiais conhecidos no Brasil pela série “Aeroporto: Área Restrita” está sendo acusado de contrabando de ouro em Guarulhos.

Divulgação – Discovery Channel Brasil

O Agente da Polícia Federal, Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, está sendo acusado de fazer parte de uma quadrilha que usava o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde ele trabalhava e fez gravações para a TV, para contrabandear ouro.

As informações do O Globo, citando uma operação da PF, apontam que Nieri era um dos dois policiais no Aeroporto que foram cooptados pela quadrilha e ajudavam o ouro irregular a embarcar em voos internacionais.

Além dele, o policial Ernesto Kenji Igarashi de 51 anos foi acusado. Ambos estão afastados de suas funções na PF e usam tornozeleira eletrônica.

Eles foram acusados durante a Operação Ládon, que teve os desdobramentos no dia 1º deste mês. O objetivo é apurar possível ocorrência de crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo as apurações, entre 2018 e 2022, um grupo organizado de pessoas teria transportado ilegalmente centenas de quilos de ouro para o exterior a partir de voos internacionais comerciais oriundos do Estado de São Paulo.

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo nas cidades de São Paulo/SP, Bragança Paulista/SP, Irupi/ES, Fortaleza/CE e Brasília/DF.

Além da medida de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou medidas cautelares diversas da prisão a todos os investigados, incluindo os policiais federais.

Nieri aparece em vários vídeos dispobinilizados pelo Discovery Channel Brasil que mostram partes da 1º temporada série “Aeroporto: Área Restrita”, que também foi ao ar pela Record TV. Esta série se popularizou e é uma das mais assistidas nos canais pagos, e hoje está na sua 4º temporada mostrando a rotina de agentes da PF e da Receita Federal nos principais aeroportos do Brasil.

Veja abaixo um trecho do episódio que Nieri age contra uma quadrilha que roubava malas de passageiros chegando de voos internacionais.