A aviação geral brasileira celebra um ano da introdução do diário de bordo digital

No dia 22 de novembro de 2022, a Plane it, empresa pioneira neste segmento, celebrava a emissão da primeira LOA (carta de autorização do uso do eDB Plane it), como substituto ao diário de bordo físico. 

Desde o seu lançamento, o eDB não apenas transformou a gestão de frotas, mas também conquistou a confiança de muitos operadores, superando receios iniciais e estabelecendo novos padrões na aviação.  

Em um mercado conservador como o da aviação, é normal que algumas pessoas apresentem resistência às novas tecnologias. No entanto, é vital esclarecer que o eDB Plane it está totalmente apto para operar. A grande aceitação por parte dos operadores que já migraram para o digital e a homologação do sistema junto à ANAC atestam sua prontidão e confiabilidade. Além disso, o sistema recebe melhorias constantemente. 

O eDB Plane it demonstrou sua robustez, ao gerenciar mais de 120 aeronaves de 50 modelos distintos, que operam por todos os estados brasileiros e mais 24 países, com aceitação em nações signatárias da ICAO, graças à emissão da LOA (carta de autorização) em inglês e português. 

Algumas das vantagens do eDB Plane it são:  

  • Dispensa o diário em papel; 
  • Oferece indicadores de disponibilidade da aeronave; 
  • Faz cálculos automáticos; 
  • Possui avisos de erros; 
  • Notificação de assinaturas pendentes; 
  • E muito mais. 

Ao utilizar o eDB Plane it a tripulação gasta menos tempo com o registro dos voos e reduz a chance de erros. Enquanto isso, o operador tem uma maior visibilidade da sua operação, um melhor controle da disponibilidade da frota e até mesmo redução no custo operacional. 

Além disso, o eDB Plane it possibilita a integração com outros serviços, como o MarketPlane, que simplifica a cotação de peças e acessórios. Essa funcionalidade não apenas agiliza o processo de aquisição, mas também conecta o solicitante com toda a rede de fornecedores parceiros da Plane it através de uma única solicitação, proporcionando economia de tempo, dinheiro e garantindo uma gestão mais precisa dos recursos das aeronaves.  

Outro aspecto fundamental da plataforma é o módulo CTM Plane it (Controle técnico de Manutenções), uma ferramenta integrada ao eDB Plane it que, fornece informações em tempo real sobre a situação da aeronave, com todos os registros de manutenções executadas, AD, SB, modificações, trocas de componentes, próximas revisões e materiais necessários para executá-las.  

Esse controle detalhado não apenas aprimora a segurança operacional, mas também resulta em economias significativas para os operadores.  

O eDB Plane it também facilita a venda de aeronaves (tanto em território nacional, como no exterior). O sistema permite a transferência de operador via plataforma, oferecendo facilidade no processo de venda e troca de operador.  

Ao completar um ano desde a emissão da primeira LOA a Plane it reafirma seu compromisso com a excelência. É relevante destacar que, embora seja um sistema privado, mantém elevados padrões de segurança com backups diários, garantindo a integridade dos dados, além de estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Vale ressaltar que, o mesmo não é integrado aos sistemas governamentais como o da ANAC. Em caso de fiscalização, a agência solicita informações diretamente ao operador da mesma forma que ocorre hoje com o diário em papel. Esse modelo, aliado à segurança e conformidade, solidifica o eDB da Plane it como uma escolha confiável e inovadora na gestão digital da aviação geral. 

Acesse https://www.planeit.com.br/ e saiba mais. 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias