“A casa de vocês deve ser uma bagunça”, diz funcionário revoltado com a sujeira deixada por passageiros

Um funcionário de solo da American Airlines, identificado apenas como Dre, expressou no Tiktok sua indignação sobre a postura desleixada de alguns passageiros quanto à condição que deixam a aeronave após desembarcarem. Segundo ele, pilhas de lixo, incluindo fraldas, são frequentemente deixadas para trás, trazendo à tona a questão do respeito compartilhado em espaços públicos.

Dre, que realiza o trabalho de manuseio de bagagens, limpeza da aeronave e transferência para voos de conexão, desabafou no vídeo, que pode ser visto neste link: “Por mais que os comissários de bordo venham até vocês com um saco de lixo dizendo, ‘Ei, você tem lixo?’, vocês ainda jogam o lixo no assento. Há ainda potes de comida no chão e garrafas de Gatorade nos assentos”.

As queixas de Dre vão além do incômodo causado pela desorganização dos passageiros. Segundo ele, para seguir protocolos de higiene, a companhia aérea é frequentemente forçada a adiar voos para limpar o avião de detritos inesperados, o que acarreta em atrasos de conexão e insatisfação dos clientes.

Tais atrasos resultam em prejuízos para a companhia aérea, além do potencial esgotamento da equipe, que acaba por ter que gastar mais tempo atendendo as obrigações não atendidas pelos passageiros. A opinião de Dre reflete uma preocupação crescente com os limites comportamentais na indústria da aviação.

Dre finalizou com um apelo, afirmando que é necessário que os passageiros sejam mais conscientes sobre a limpeza, concluindo: “Eu sei que este vídeo não vai mudar nada porque as pessoas ainda vão deixar seu lixo no avião. Mas tenho que vir aqui e deixar claro como isso é desagradável. E sei que a casa de vocês deve ser uma bagunça. Sua mãe deveria ter te ensinado melhor”.

Vale notar que não é a primeira vez que estes problemas são abordados por profissionais da aviação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias