“A Embraer pode produzir aviões maiores, mas não temos planos de fazer isso agora”, diz CEO

Divulgação – Embraer

O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, revelou que a empresa planeja decidir “em alguns anos” onde investirá seus recursos para o próximo programa de desenvolvimento de aeronaves. Durante sua participação no Singapore Airshow, Gomes Neto mencionou a aviação executiva e comercial como possíveis setores para a próxima etapa da empresa.

Como informa o Aviation Week, o executivo compartilhou que muitos o procuraram sugerindo que a Embraer entre na produção de aeronaves comerciais maiores no segmento de corredor único.

“A Embraer tem a capacidade de fazer algo maior”, afirmou Gomes Neto. “Mas não temos planos de fazer isso agora. Entendemos as oportunidades, mas realmente não quero colocar a empresa em risco”.

Por enquanto, Gomes Neto quer que a Embraer se concentre em vender seus produtos existentes e aumentar a produção. A entrega de aeronaves comerciais deve aumentar para 100 por ano até 2025 ou 2026. A empresa entregou 64 aviões em 2023, um a menos do que a meta de 65 a 70.

A expectativa é de um crescimento de dois dígitos este ano, o que levaria a empresa a mais de 70 aeronaves. No entanto, o CEO da Embraer salientou que a empresa ainda enfrenta graves problemas na cadeia de suprimentos, incluindo uma escassez de motores.

Gomes Neto descartou a ideia de que a Embraer não tem sido agressiva o suficiente em sua precificação de aeronaves comerciais. Em dezembro, o Grupo Lufthansa optou por 40 Airbus A220 em vez dos E2 da Embraer para sua nova subsidiária City Airlines. “Temos sido agressivos em termos de preço, mas não venderemos abaixo do custo“, afirmou ele.

A Embraer também tem trabalhado em propostas de parcerias industriais na China, Índia e Oriente Médio que poderiam melhorar suas perspectivas de vendas, mas até o momento não foram alcançados acordos concretos. “Aprendi a controlar minha ansiedade”, disse Gomes Neto. “Precisamos ser pacientes“. Ele vê oportunidades de cooperação em todo o portfólio da Embraer.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias