Início Sem categoria

A partir de 2026, todos os voos no Aeroporto de Singapura deverão usar combustível de aviação sustentável

A partir de 2026, todos os voos que partem do Aeroporto Changi de Singapura serão obrigados a usar uma mistura de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). O anúncio foi feito na segunda-feira, 19 de fevereiro, durante uma conferência de aviação, pelo ministro dos Transportes da cidade-estado, que explicou que Singapura busca equilibrar sustentabilidade e competitividade.

A medida faz parte de um conjunto de políticas do governo de Singapura voltadas para a “esverdeamento” da aviação e foi discutida previamente com as companhias aéreas. A mistura inicial será bastante cautelosa: em dois anos, apenas 1% do combustível dos tanques de avião deverá ser de SAF.

O ministro dos Transportes, Chee Hong Tat, afirmou que os custos adicionais podem ser repassados aos passageiros. “Isso envia um sinal importante para os produtores de combustível e incentiva o investimento em novas instalações de produção de combustíveis de aviação sustentáveis“, disse o ministro. “Sem o crescimento na oferta de SAF, não seremos capazes de aumentar a sua introdução”.

Singapura planeja aumentar gradualmente o uso do SAF, visando atingir entre 3% e 5% em 2030. No entanto, o país permanece cauteloso. Chee declarou que não quer ser “excessivamente ambicioso”.

“Temos de encontrar um equilíbrio entre sustentabilidade e competitividade. É preciso assegurar o crescimento de nosso hub a longo prazo, enquanto reduzimos as emissões de CO2 e criamos as condições corretas para sermos neutros em carbono em 2050“, enfatizou.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.