Início Aviação Militar

Rússia está negociando com empresas privadas indianas para modernizar o Il-76

Imagem: Força Aérea Indiana

A Rússia está discutindo com empresas privadas indianas a modernização de aeronaves de transporte militar pesado Il-76. O anúncio foi feito em entrevista à TASS à margem do show aéreo internacional Aero India 2023, pelo diretor geral da Rosoboronexport (ROE) Alexander Mikheev.

“O IL-76 é uma máquina confiável e eficiente que é usada em todo o mundo, inclusive na Índia. Estamos consultando empresas privadas indianas sobre a modernização dessas aeronaves”, disse ele, acrescentando que esse assunto também será discutido durante a exposição com parceiros indianos.

O Il-76, que nasceu ainda na época da União Soviética, é hoje uma aeronave de transporte turbojato médio para aviação militar e civil. Foi desenvolvido no final dos anos 1960 no escritório de projetos experimentais da Fábrica de Construção de Máquinas Strela de Moscou (agora o Complexo de Aviação em homenagem a S. V. Ilyushin OJSC). 

Destinado ao transporte de diversos tipos de cargas, tropas, armas, equipamentos militares, inclusive tanques, entrega de cargas urgentes às tropas, desembarque de forças de assalto aerotransportadas, bem como transporte de feridos, o modelo foi produzido em massa entre 1971 e 2012. Em 2012, a produção foi transferida para a empresa russa Aviastar-SP (Ulyanovsk).

Os operadores do Il-76 em vários momentos foram as forças aéreas e companhias aéreas de transporte de mais de 40 países, bem como a ONU. Atualmente, o maior operador de aeronaves desse tipo é o Ministério da Defesa da Rússia. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile