Início Aviação Militar

Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas Forças Armadas

Imagem: DJI

O Ministério da Defesa da Ucrânia comprou 4 mil drones chineses Mavic para suas Forças Armadas, por aproximadamente 14 milhões de dólares.

A Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia assinou contratos para o fornecimento de 3.000 drones UAV DJI Mavic 3E e outros 1.000 DJI Mavic 3T, com equipamentos adicionais após um processo de licitação internacional.

O valor total dos contratos é de 575,2 milhões de grívnia ucranianas (aproximadamente USD 14.478.456), informou o Aviacionline.

Na guerra moderna, a velocidade e precisão são fatores-chave para o sucesso, tornando os drones indispensáveis para nosso exército. Os drones transformam o exército em uma força flexível, móvel e eficaz, pronta para enfrentar desafios a qualquer momento. Portanto, o objetivo do Ministério da Defesa é equipar as Forças Armadas com o maior número possível de drones. A combinação de tecnologias inovadoras e alta profissionalidade dos militares garantirá uma defesa eficaz de nosso país“, declarou o Vice-Ministro da Defesa da Ucrânia, Dmytro Klimenkov.

Segundo informações do governo ucraniano, como resultado dos acordos, o preço médio de um veículo aéreo não tripulado é o seguinte:

– 126.900 grívnias (cerca de USD 3.200) – DJI Mavic 3E com três baterias adicionais e um carregador;

– 194.200 grívnias (cerca de USD 4.911) – DJI Mavic 3T com três baterias adicionais e um carregador.

Os melhores preços são obtidos quando há uma concorrência real entre fornecedores. Por isso, quando a Agência teve a oportunidade de comprar os Mavic que precisávamos para a primeira linha, utilizamos o novo procedimento de acordo marco do Prozorro. E essa abordagem valeu totalmente a pena. Em algumas licitações, havia entre 6 e 7 licitantes competindo e reduzindo o preço durante a licitação. No final, conseguimos preços recordes baixos para o Estado, como confirmado por jornalistas investigativos“, declarou Maryna Bezrukova, Diretora da Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia.

A Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia está utilizando a plataforma Prozorro para agilizar e obter bons preços em suas compras de material de origem “comercial” para suas forças armadas. Atualmente, há outro processo de aquisição em curso para comprar outros 6.000 drones chineses: 4.500 sistemas Mavic 3E e 1.500 sistemas Mavic 3T.

Leia mais:

Sair da versão mobile