A última das 3 maiores empresas aéreas da China também encomenda o novo avião C919 da chinesa COMAC

A China Southern Airlines emitiu ontem, 29 de abril, um comunicado ao mercado para informar um grande acordo de compra de aeronaves de fuselagem estreita (narrowbody).

“O Conselho anuncia que em 29 de abril de 2024 (após o horário de negociação), a Empresa celebrou o Contrato com a COMAC para comprar 100 aeronaves da série C919 da COMAC”, descreve a companhia aérea chinesa em seu informativo.

De acordo com informações fornecidas pela COMAC, o preço de catálogo de uma aeronave da série C919 é de US$ 99 milhões, portanto, o valor total da aquisição, a preço de catálogo, seria de aproximadamente US$ 9,9 bilhões, incluindo o valor dos motores.

Porém, a China Southern descreve que o acordo foi negociado e celebrado conforme as práticas comerciais e industriais habituais, de maneira que o valor real de cada aeronave é inferior ao preço de catálogo, devido às concessões de preço feitas pela COMAC.

“A compra destas aeronaves se alinha à estratégia do nosso país e atende efetivamente às necessidades de desenvolvimento da frota de médio e longo prazo da Companhia. No quadro geral da estratégia nacional de desenvolvimento da aviação civil, a procura do mercado interno por aeronaves de fuselagem estreita apresenta uma tendência ascendente significativa. A introdução de 100 aeronaves da série C919 pela Empresa entre 2024 e 2031 poderia aliviar a pressão de demanda de capacidade da Empresa, alcançar uma estrutura de frota equilibrada e melhorar a força geral e a imagem da marca da Empresa”, explica a China Southern.

Airbus A320 da China Southern – Imagem: byeangel / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O pedido dos novos aviões da fabricante chinesa COMAC vem poucos dias depois de outro anúncio semelhante, feito pela Air China, também para 100 unidades do jato C919, juntando-se ainda a outros pedidos feitos por companhias aéreas chinesas, incluindo a China Eastern, completando a tríade das maiores empresas aéreas do país.

O C919 recebeu mais de 1.000 pedidos de companhias aéreas e arrendadores chineses, segundo o site do fabricante.

Com informações da China Southern e da COMAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias