Início Aeroportos

Ações em curso no Aeroporto de Joaçaba (SC) são explanadas durante reunião da ACIOC

Imagem: Prefeitura Municipal de Joaçaba

A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) continua atenta às demandas regionais que influenciam diretamente no crescimento dos negócios na área. Em uma reunião quinzenal que contou com a presença de diretores e conselheiros da Associação, importantes avanços no Aeroporto Santa Terezinha, em Joaçaba, Santa Catarina, foram apresentados por representantes chave no desenvolvimento do local.

Na última terça-feira (11), o superintendente do Aeroporto Santa Terezinha, Eglon Buraseska, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Jorge Luiz Dresch, e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Agricultura Michel Carlesso Avila, compartilharam informações sobre as ações em curso no aeroporto.

Durante a apresentação, o secretário Jorge traçou um panorama do trabalho desenvolvido desde o primeiro mandato do Prefeito Dioclésio Ragnini, e também destacou algumas iniciativas do secretário Michel que visam o pleno funcionamento do aeroporto. Posteriormente, o superintendente Eglon descreveu as ações já realizadas e aquelas que estão previstas desde a retomada do tráfego aéreo em 1º de dezembro de 2022.

Dentre os pontos destacados por Eglon, merecem destaque:

  • Inclusão do aeroporto no Sistema de Credenciamento Aeroportuário (SISCAER) da Polícia Federal.
  • Construção de mais de 3 mil metros de cerca padrão ao redor do perímetro do aeroporto.
  • Homologação dos Planos e Programas de Segurança, bem como das operações noturnas e das mudanças de características operacionais do aeroporto de 2B para 2C pela ANAC, possibilitando operações de aeronaves ATR 72.
  • Aquisição de uma viatura para inspeções de pista e a capacitação profissional dos funcionários do aeroporto em segurança da aviação.

Eglon ressaltou ainda que estão em andamento:

  • Licitação do posto de combustível.
  • Atualização do plano diretor do Aeroporto, visando um cenário de 5, 10 e 15 anos.
  • Homologação dos PAPIs (Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão).
  • Retomada das operações IFR (Regras de Voo por Instrumentos).
  • Reforma do Terminal de Passageiros.

Maicon Gelatti, diretor de infraestrutura da ACIOC, expressou gratidão à Prefeitura pelas informações apresentadas e reforçou o compromisso da Associação em colaborar no que for necessário para a implementação de uma linha aérea no aeroporto. Ele enfatizou que essa expansão não apenas impulsionará novos negócios, mas também fortalecerá os já existentes em Joaçaba e na região, além de potencializar setores como educação, turismo e saúde.

Diego Henrique Silva, presidente da ACIOC, salientou que, apesar de estar localizado em Joaçaba, o Aeroporto Santa Terezinha beneficiará toda a região, impactando cerca de 800 mil pessoas.

Com as informações repassadas, estamos cientes do que ainda precisa ser feito e entendemos como podemos apoiar e auxiliar o poder público. Além dessa reunião, realizaremos outras no mesmo formato para tratar de outras demandas que impactam a classe empresarial e nossa região como um todo“, afirmou Diego.

Informações da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense

Leia mais:

Sair da versão mobile