Início Aeroportos

Aeroporto vai mudar de nome para as pessoas saberem onde ele fica, mas já se prepara para ação judicial

Foto: Google Maps

O Aeroporto Internacional de Oakland está se preparando para uma possível batalha jurídica depois que a Oakland Board of Port Commissioners votou unanimemente para mudar o nome do aeroporto para “Aeroporto Internacional da Baía de São Francisco em Oakland”.

A mudança de nome deixou o vizinho., o Aeroporto Internacional de São Francisco, incomodado e o Porto de São Francisco está ameaçando processar Oakland se avançar com o novo nome polêmico.

A questão em jogo é se Oakland está infringindo os direitos de marca registrada de seu rival muito maior ao usar o nome “São Francisco”, mas Oakland aponta que o nome simplesmente esclarece onde o aeroporto está localizado geograficamente.

A esperança do pessoal de Oakland é que a mudança de nome aumente a conscientização entre os possíveis viajantes sobre quão próximo Oakland está de São Francisco, dado o fato de que um terço dos viajantes domésticos não percebe que ele está localizado na área da Baía de São Francisco.

Na verdade, o Aeroporto de Oakland está a apenas 17 km, em linha reta, do Aeroporto de São Francisco, atravessando a Baía de São Francisco, e é o aeroporto mais próximo de quase 60% dos residentes da área da Baía.

“Estamos defendendo Oakland e East Bay; isso aumentará a conscientização geográfica dos viajantes sobre o aeroporto, destacando a localização do aeroporto na Baía de São Francisco“, comentou a presidente da Comissão do Porto, Barbara Leslie, após a votação ser aprovada sem contestação. “Este nome deixará claro que OAK é o aeroporto mais próximo, para 4,1 milhões de pessoas, três laboratórios nacionais, a principal universidade pública do país e a região vinícola da Califórnia”, continuou Leslie.

Várias companhias aéreas já manifestaram seu apoio à proposta de mudança de nome de Oakland, incluindo Southwest, Spirt e a companhia aérea de baixo custo mexicana Volaris.

A Southwest Airlines espera que, com o Aeroporto de Oakland adotando um “conceito de nomeação mais relevante e contemporâneo”, mais viajantes à procura de voos para a área da Baía reservem voos para OAK, agindo como um estímulo à economia local e ao emprego.

A proposta, porém, ainda não é um acordo fechado, e a mudança de nome será discutida em uma segunda leitura no dia 9 de maio. Espera-se que a proposta seja novamente aprovada, mas a partir daí, o aeroporto poderá enfrentar um confronto jurídico com o aeroporto de São Francisco.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile