Início Aeroportos

Aena Brasil inaugura obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Maceió (AL)

Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares – Imagem: Governo de Alagoas

Ocorreu na última quinta-feira (13), a inauguração da ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, Alagoas, pela Aena Brasil. O terminal, administrado pela empresa espanhola desde 2020, ganhou uma série de melhorias em locais como estacionamento, pista de pouso e áreas de inspeção de mercadorias.

Houve ainda aumento no número de lojas, de balcões de check-in (são 21 agora) e do estacionamento de aeronaves. O aeroporto também tem novas salas de embarque remoto e em breve ganhará uma sala VIP e uma loja de produtos importados no setor internacional.

As mudanças aumentaram a capacidade operacional do aeroporto em 70%, e o número de passageiros deve passar de quatro milhões por ano. A reforma na pista e a aquisição de equipamentos permitiram ainda que o Zumbi dos Palmaras fosse elevado à categoria 4E, podendo receber aeronaves de grande porte, fundamentais para o turismo internacional.

Estavam presentes ao evento, realizado no setor de voos internacionais, o presidente mundial do grupo, o espanhol Maurici Lucena; o presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus; e o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Juliano Noman, entre outras autoridades. O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Também estavam presentes as secretárias Bárbara Braga (Turismo), Kátia Born (Assistência e Desenvolvimento Social e o secretário Arthur Albuquerque (Trabalho).

Segundo Vitor Pereira, o investimento feito pelo grupo espanhol reforça a confiança na gestão do governador Paulo Dantas. “Nós temos investido em duplicação de rodovias, em segurança pública, em outro aeroporto em Maragogi, e todos esses investimentos são necessários para que a gente possa atender melhor ao nosso turista”, afirmou. “Com isso, o turista tem infraestrutura, tranquilidade para andar por Alagoas e deixar obviamente uma renda que dinamiza a nossa economia”. 

Vitor ressaltou ainda que, ao conectar o investimento público ao privado, o Estado melhora os índices de desenvolvimento humano e indicadores sociais. “Esse é um princípio que o governador Paulo Dantas tem adotado. O desenvolvimento econômico com desenvolvimento social”.

Crescimento

Já a secretária Bárbara Braga anunciou que Alagoas terá 40 voos fretados a partir de outubro deste ano até o final da alta estação, em 2024, o que significa um aumento de 133% em relação ao período anterior, e as melhorias no aeroporto Zumbi dos Palmares irão contribuir para que o estado receba melhor os turistas. “O setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia, que ocorreu logo depois da concessão do aeroporto, mas a Aena manteve os investimentos, e só assim poderemos receber melhor os nossos turistas”, disse.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi inaugurado pelo então governador Ronaldo Lessa e pelo presidente Lula em 16 de setembro 2005. As operações passaram para as mãos da Aena após leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A Aena é a maior empresa do mundo no setor. Opera 48 aeroportos na Espanha e mais 34 em vários países. Seis deles estão no Nordeste brasileiro. Só no Zumbi dos Palmares são cerca de mil trabalhadores, nas mais diversas áreas.

Segundo Maurici Lucena, esta quinta-feira marca uma nova etapa na história do aeroporto. “Agora poderemos receber com mais conforto e ainda mais segurança nossos visitantes. Isso é fruto de muito esforço que começou na Espanha e se concretizou aqui em Alagoas”, afirmou.

Informações do Governo de Alagoas

Leia mais:

Sair da versão mobile