Aérea diz que motor é mal feito e decide se desfazer de seus aviões Airbus A330neo

A Air Belgium, companhia aérea belga, conquistou uma extensão de quatro meses para seu Processo de Reorganização Judicial (PRJ), concedida pelo Tribunal Empresarial de Brabant Wallon, passando para o dia 13 de maio o prazo final. A empresa conseguiu reduzir sua dívida em €3 milhões de euros e está processando o reembolso de bilhetes para 11 mil passageiros. No entanto, outros terão que aguardar até o final da prorrogação.

Segundo entrevista ao LPost, além disso, surgiram informações de que a transportadora aérea irá descontinuar o uso de suas duas aeronaves Airbus A330neo, devido a alegadas falhas de design nos motores Rolls Royce Trent 7000 e ao impasse nas negociações com a fabricante Airbus.

A Air Belgium também enfrentou diversas paradas de suas aeronaves recentemente, motivo pelo qual atribuiu ao motor parte do seu problema.

Os problemas não foram apenas esses. Alguns funcionários também deixaram a empresa para trabalhar na Brussels Airlines ou na Condor e, aparentemente, as discussões com o potencial novo acionista chinês ainda não foram concluídas.

“Estamos progredindo bem sob o Procedimento de Reorganização Judicial, mas precisamos continuar”, informou a gestão da Air Belgium em um documento interno aos funcionários no início de janeiro de 2024.

O pedido dos líderes da companhia aérea belga foi atendido. O Tribunal Empresarial de Brabant Wallon acaba de conceder a prorrogação da PRJ, concedida em setembro de 2023. Portanto, a Air Belgium obteve uma nova prorrogação de quatro meses, até 13 de maio.

A PRJ inicial expirou em 22 de janeiro, mas a Air Belgium percebeu que não conseguiria finalizar acordos com seus credores até essa data. A extensão de quatro meses permitirá à empresa “negociar e concluir com os credores restantes e progredir com possíveis investidores”, que estão misteriosamente ausentes. As discussões com a Sichuan Airlines, da China, ainda não chegaram a uma conclusão.

No que diz respeito ao reembolso de bilhetes, este está em andamento para os viajantes que pagaram com cartão de crédito.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.