Início Variedades

Aérea GlobalX volta ao Brasil, mas desta vez vem trazendo brasileiros deportados dos EUA

Imagem: GlobalX

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, devido a condições imigratórias irregulares, aterrissa no Aeroporto Internacional de Confins, que serve a Belo Horizonte. A novidade sobre o transporte é que, desta vez, a empresa contratada para o voo é a GlobalX (ou Global Crossing), uma empresa aérea nova, criada durante a pandemia, mas que tem conquistado clientes e crescido.

Originalmente, era esperado apenas um voo para este dia, com um Boeing 767-300ER da Eastern, como o AEROIN informou anteriormente, mas os planos parecem ter sido ampliados, com a inclusão de um segundo voo, desta vez com o Airbus A320 da GlobalX.

Importante destacar que esta é a primeira vez que a GlobalX faz ao Brasil um voo com deportados, apesar de não ser a primeira vez que ela pousa em território nacional. Nas anteriores, a companhia fez voos especialmente para bandas musicais em turnê.

A aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Phoenix, no Arizona (EUA), para Miami, depois para uma escala na Guiana, antes de seguir para o Brasil, onde o pouso está previsto para 20h15, segundo dados da ANAC. A decolagem de volta aos EUA acontece no sábado, no final da manhã.

Esses voos são custeados pelo governo americano e os passageiros embarcam algemados, já que ainda estão sob custódia do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA. Eles permanecem com mobilidade limitada a bordo. Apesar da polêmica sobre o tema, o governo americano procede desta maneira por motivo de segurança.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.