Aérea que voa jatos Embraer em Montenegro começa a planejar os próximos 10 anos

O novo CEO da Air Montenegro Mark Anžur anunciou recentemente que começou a traçar os planos para a estratégia de desenvolvimento de dez anos da companhia aérea nacional montenegrina. Anžur, que anteriormente foi diretor de operadoras aéreas como Adria Airways e Stobart Air, disse que vai usar sua experiência para traçar as ações futuras.

Falando ao diário Vijesti, Anžur confirmou que a Air Montenegro espera expandir sua frota e rede de rotas, além de se tornar membro da IATA. Disse ainda que deseja estabelecer a conexão de Montenegro com tantos destinos como possível, importantes para o estado, indústria de turismo e toda a economia. No entanto, devido à demanda insuficiente durante o inverno, espera expandir sua rede apenas onde for economicamente viável.

Como parte da estratégia, o Anžur informou também que vão iniciar o processo de obtenção de um novo código designador IATA para estabelecer codeshare e outros acordos a nível internacional.

Atualmente a transportadora opera com duas de suas próprias aeronaves Embraer E195 e aluga dois outros, um Airbus A320 e um E190. O governo montenegrino também comprou um terceiro E195, mas ainda espera a liberação de fundos para sua manutenção.

Anžur mencionou ainda que a Air Montenegro espera receber mais de meio milhão de passageiros este ano e, com isso, alcançar indicadores financeiros, lucratividade e rentabilidade melhores.

A Air Montenegro foi prejudicada em sua aceitação pela IATA devido a processos legais em andamento com a ex-transportadora nacional de Montenegro, a Montenegro Airlines. Consequentemente, a Air Montenegro não tem parcerias ou voos de conexão.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias