Aeroclube de Tatuí sedia o 1º recorde sul-americano de paraquedismo na modalidade Freefly Head Up

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Tatuí

Nos dias 20 e 21 de maio, o Aeroclube de Tatuí, localizado no interior de São Paulo, foi o local para o evento que quebrou o recorde sul-americano de paraquedismo na categoria Freefly Head Up. A operação contou com duas aeronaves do modelo Cessna 208 Caravan, registrados pelas matrículas PT-OGF e PT-OPA, voando em formação, e cerca de 30 paraquedistas participantes.

No Freefly Head Up, os paraquedistas voam em uma posição vertical, com a cabeça para cima e os pés apontando para baixo, como se estivessem de pé. Essa posição é também conhecida como “sit flying” porque a postura se assemelha a uma pessoa sentada. É uma das posições mais desafiadoras e técnicas do freeflying, exigindo um excelente controle corporal e equilíbrio para manter a estabilidade e realizar transições suaves entre diferentes manobras.

A Skydive4Fun Serviço Aéreo Especializado em Paraquedismo, com base operacional em Boituva (SP) e instalações no Aeródromo Municipal de Tatuí, foi responsável pela operação das aeronaves em conjunto com a Go Fly Paraquedismo, uma das principais escolas de paraquedismo do Brasil com sede na cidade também em Boituva.

De acordo com os organizadores, foram selecionados os principais atletas de paraquedismo da América do Sul para esta tentativa de quebra do recorde. “Como em um passe de mágica, esse recorde foi alcançado na primeira tentativa”, comemora o piloto tatuiano Thalles Coutinho, que acompanhou os preparativos e os trabalhos.

Na liderança das operações aéreas estava a piloto Laís Camargo, a única piloto lançadora de paraquedistas do Brasil. Com mais de 10 anos de experiência como piloto e paraquedista, ela foi responsável pelos lançamentos dos paraquedistas a uma altitude de 20 mil pés. Na aeronave Ala, que voou em conjunto com a Líder, estava o piloto tatuiano Thalles Coutinho, que acompanhou e realizou os lançamentos junto com a aeronave líder durante todos os voos que movimentaram os céus de Tatuí.

Vale ressaltar que o Aeroclube de Tatuí está prestes a fazer história nos próximos meses, podendo ser responsável pela quebra do recorde brasileiro com um voo de nove aeronaves em ala para o salto de mais de 100 paraquedistas. O evento para tentativa de quebra deste recorde está previsto para acontecer entre os dias 8 e 12 de julho, no Aeródromo Municipal de Tatuí.

Os organizadores afirmam que Tatuí foi escolhida como sede para estes eventos de quebra de recordes devido às suas características especiais: tranquilidade no espaço aéreo e uma ampla área de pouso para as aeronaves e paraquedistas.

O AEROIN esteve em Boituva no início do mês para acompanhar de perto o início das atividades práticas de preparação para o recorde. Clique aqui ou no título abaixo para saber mais detalhes:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias