Início Empresas Aéreas

Aerolíneas Argentinas fecha acordo com GOL e avianca, criando uma nova Ponte Aérea

Foto – DepositPhotos

Conforme o AEROIN adiantou ontem, ocorreu nesta manhã uma coletiva de imprensa no Aeroporto Jorge Newberry, em Buenos Aires, onde foi anunciada a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para um acordo de cooperação estratégica entre a Aerolíneas Argentinas e o Grupo Abra, o novo conglomerado aéreo latino-americano que engloba a avianca (agora com letra minúscula como parte do rebranding) e a GOL.

O portal parceiro Aviacionline participou da apresentação e destacou que o MoU propõe uma série de ações futuras alinhadas com a expansão dos acordos de compartilhamento de código (que a Aerolíneas Argentinas já tem com a GOL, mas não com a avianca), intercâmbio de tecnologia e de seus respectivos programas de passageiros frequentes e cargas.

O anúncio oficial inicialmente usou a palavra “incorporação” da Aerolíneas Argentinas ao Grupo Abra, o que gerou especulações sobre o alcance do acordo já que a empresa argentina é estatal. Por isso, posteriormente, foi modificada para a assinatura de um “acordo de cooperação estratégica”.

Nesta quinta-feira, enfatizou-se que as companhias aéreas membros do Grupo Abra e a Aerolíneas Argentinas mantêm “sua completa independência, autonomia, marcas, equipe e cultura” e que o acordo “não prevê nenhuma alteração nas estruturas acionárias do grupo ou das empresas mencionadas”.

“Associar-se ao Abra e poder trabalhar em um planejamento e estratégia conjunta que nos permita criar redes melhores, mais conectividade e, em última análise, um produto melhor, é fundamental tanto para a Aerolíneas Argentinas quanto para a GOL e a avianca. Estou certo de que este acordo impulsionará ainda mais o crescimento do mercado aéreo em toda a região”, afirmou Fabián Lombardo, diretor comercial da Aerolíneas Argentinas.

Por sua vez, Constantino de Oliveira Junior, CEO do Grupo Abra, disse que “como parte do crescimento do Grupo Abra na região, anunciou um acordo de colaboração com a Aerolíneas Argentinas, a principal companhia aérea da Argentina, que permitirá fortalecer ainda mais nossa presença no Cone Sul e buscar novas oportunidades em diferentes áreas para contribuir com o propósito da Abra: Fazer com que mais pessoas na América Latina voem de avião a preços mais acessíveis, com mais destinos, frequências e conexões mais convenientes”.

Os benefícios do acordo

Na apresentação durante a assinatura do memorando de entendimento (MoU), foram detalhados diversos benefícios que o acordo trará inicialmente, como o aumento das oportunidades de negócio nas rotas da Argentina e do Brasil.

Nesse sentido, foi explicado que a Aerolíneas Argentinas tem compartilhamento de código com a GOL em 71 rotas no Brasil, enquanto a GOL tem compartilhamento de código em 42 rotas da Aerolíneas na Argentina. Além disso, 15 rotas entre a Argentina e o Brasil operadas pelas duas empresas terão compartilhamento de código, incluindo a “Ponte Aérea” Buenos Aires – São Paulo – Buenos Aires, com até 7 voos diários.

O MoU também facilitará a assinatura de um novo acordo interline com a avianca, que abrangerá 12 destinos na Colômbia: Cartagena, Medellín, Cali, Pereira, San Andrés, Barranquilla, Bucaramanga, Armenia, Montería, Santa Marta, Valledupar e Cúcuta, além da Cidade do Panamá.

Do lado da Aerolíneas Argentinas, o aumento das frequências no Brasil a partir de abril de 2024 será o seguinte:

  • Porto Alegre: de 6 para 12 voos semanais;
  • Curitiba: de 4 para 7 voos semanais;
  • São Paulo: de 28 para 33 voos semanais a partir de julho;
  • Porto Seguro: de 1 voo semanal para 2 a partir de julho;

Na Colômbia, a rota entre Buenos Aires e Bogotá passará de sete para 10 voos semanais a partir do segundo trimestre de 2024, permitindo acesso aos destinos nacionais da Colômbia por meio do acordo interline.

Sair da versão mobile