Aeronave CityAirbus NextGen será usada em futuras missões médicas da Norwegian Air Ambulance

Concepção gráfica do CityAirbus NextGen – Imagem: Airbus

A Airbus informou nesta semana que sua divisão de helicópteros, a Airbus Helicopters, fez parceria com a Norwegian Air Ambulance Foundation para desenvolver as futuras missões da aeronave CityAirbus NextGen para serviços médicos na Noruega.

Para esse fim, as partes medirão em conjunto o valor agregado da aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) para uma seleção de casos de uso de serviços médicos em todo o país para integrar os requisitos operacionais diretamente na configuração do eVTOL da Airbus.

Com foco em como as aeronaves eVTOL podem ser usadas para diferentes tipos de missões aeromédicas, a Airbus Helicopters e a Norwegian Air Ambulance Foundation elaborarão um roteiro abrangente para reduzir o tempo de resposta a emergências nos cenários pesquisados ​​na Noruega.

A fim de melhorar o resultado do paciente e o desempenho geral do sistema norueguês de serviços médicos de emergência, as empresas seguirão uma abordagem estratégica de longo prazo para pesquisar a complementaridade dos ativos existentes, como helicópteros convencionais e eVTOLs, quando esta tecnologia entrar em serviço.

Essa abordagem pode ser expandida ainda mais na região por meio da colaboração com outros países para otimizar as operações além do sistema nacional de saúde.

O Prof. Hans-Morten Lossius, Secretário Geral da Norwegian Air Ambulance Foundation, disse: “A complementaridade é um fator-chave neste esforço: os helicópteros continuam sendo essenciais para realizar missões EMS, enquanto os eVTOLs podem trazer recursos adicionais para apoiar os socorristas, por exemplo, transportando especialistas médicos para cenas de acidentes ou órgãos de um local médico para outro.”

O primeiro passo para a criação de um ecossistema médico eVTOL será a avaliação da eficiência do atual sistema médico de emergência na Noruega, para então simular diferentes cenários de serviços médicos aéreos, integrando ativos avançados de mobilidade aérea.

Para desenvolver os conceitos corretos de operações para essas missões médicas aéreas complementares, a Airbus Helicopters e a Norwegian Air Ambulance Foundation conduzirão a definição dos elementos fundamentais do ecossistema eVTOL no país, inclusive para infraestrutura, gerenciamento de tráfego e fornecimento e distribuição de energia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias