Aeronave da Força Aérea resgata homem acidentado a 230 km do litoral de Pernambuco – assista às cenas

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou hoje um vídeo mostrando imagens do resgate de um homem, feito com uma de suas aeronaves na última terça-feira, 9 de maio, a 230 km do litoral brasileiro.

O player a seguir disponibiliza a gravação apresentada pela FAB, e no texto abaixo é possível conferir todos os detalhes da operação:

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), foi o responsável pelo resgate do homem de 54 anos, com um grave trauma na região pélvica.

A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, que se encontrava afastado do litoral de Pernambuco por cerca de 230 quilômetros. O homem estava em sofrimento, apresentando dificuldades renais e o quadro clínico com fortes dores. Neste cenário, foi solicitada a evacuação por aeronave.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após solicitação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO).

O helicóptero H-36 Caracal decolou da Base Aérea de Natal por volta das 12h35 com destino a Recife (PE) para realizar o resgate da vítima.

A equipe multidisciplinar da FAB, composta por dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho, três homens de resgate (SAR), uma médica e um enfermeiro, realizou a retirada da vítima do navio pelo procedimento de içamento por maca com uso do guincho do H-36. O paciente foi, então, transportado para a Base Aérea de Recife (BARF), onde foi encaminhado para o atendimento hospitalar necessário.

O Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, falou sobre o resgate:

“A tripulação em voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima que estava em grande sofrimento. O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, SALVAMAR, militares do esquadrão e da BANT. Ficamos muito orgulhosos em presenciar o excelente espírito de corpo da Unidade Aérea, que permitiu chegar ao final do dia com mais uma vida salva. Missão cumprida!”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias