Início Variedades

Aeronave Seneca II apreendida pela PF faz resgate aeromédico em Fernando de Noronha pelo GTA

Imagem: Governo de Pernambuco

Na última sexta-feira (22), uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Estado de Pernambuco concluiu com sucesso a primeira missão aeromédica da nova aeronave Seneca II, recentemente adquirida pelo Governo do Estado. A operação teve como objetivo o transporte de um morador de Fernando de Noronha, Roberto Filipe Santos Caetano, de 43 anos, que enfrentava problemas cardiológicos.

Com uma equipe composta por quatro tripulantes, o avião de asa fixa decolou para a ilha e realizou a remoção do paciente, pousando no setor de hangares do GTA, localizado no bairro do Ibura, na capital Recife.

Roberto, hipertenso e com histórico de cirurgia cardíaca, encontrava-se internado no hospital São Lucas, em Noronha. Os médicos da unidade de saúde diagnosticaram a necessidade de transferi-lo para a capital, dada a complexidade de seu quadro. Após o pouso em Recife, o paciente foi transferido de ambulância para uma unidade de saúde, onde receberia o tratamento adequado.

No hangar, a família de Roberto aguardava ansiosa sua chegada. Mesmo em um momento delicado, a mãe do paciente, Vera Lúcia Santos Caetano, expressou sua gratidão pelo esforço do Governo estadual. “Estou vivendo um momento difícil, mas sou grata por tudo o que está acontecendo, o que nos dá uma certa tranquilidade em saber que não apenas meu filho, como também muitas outras pessoas serão beneficiadas. Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho“, afirmou emocionada.

Imagem: Governo de Pernambuco

A bordo da aeronave, uma equipe especializada composta pelo comandante, comissário da Polícia Civil Emmanuel Oliveira de Figueiredo; o copiloto, major da Polícia Militar Marcelo Matias de Souza Júnior; o tenente-coronel Wagner Pereira, enfermeiro, e o major Alisson Carneiro, médico, ambos do Corpo de Bombeiros.

O comandante do Grupo Tático Aéreo, coronel Câmara Júnior, destacou a importância histórica da missão. “Este é um dia histórico e especial para o Estado de Pernambuco e para a Secretaria de Defesa Social. Cruzamos o oceano e conseguimos salvar uma vida. Nosso GTA estará sempre à disposição para essa e outras atividades, em prol da população pernambucana“, declarou.

A aeronave, denominada pelo GTA de DEFESA 05, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, autonomia de cinco horas de voo e pode operar a cerca de 12 mil pés (3.650 metros). Além disso, o governo pernambucano informa que avião conta com tecnologias que potencializam o voo sob condições meteorológicas desfavoráveis. O modelo Seneca II, entregue em setembro, passou por uma revisão criteriosa após ser apreendido pela Polícia Federal.

Leia mais:

Sair da versão mobile