Aeroporto da Serrinha (MG) é aprovado como sede provisória do Suporte Aéreo Avançado de Vida

Imagem: Governo de Minas Gerais

A comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA), Tenente-Coronel Karla Lessa Alvarenga Leal, aprovou o Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, como sede provisória do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), um importante passo para a saúde pública das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul de Minas Gerais.

Em visita ao local, ela foi acompanhada pelo promotor de saúde Rodrigo Barros, pelo comandante do 3º COB, Coronel Winderson Alain de Moura, pelo secretário executivo do SAMU 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, e pelo diretor técnico do CISDESTE, Homero Calderaro.

Nós nos reunimos aqui hoje para verificar as adequações provisórias para receber o serviço, previsto para início de 2025, para que a gente comece a operar, efetivamente, com a segurança necessária e prestando um serviço de qualidade para a população”, explicou a Tenente-Coronel Karla.

O Coronel Winderson destacou a importância do passo dado para a ida do helicóptero de atendimento pré-hospitalar:

Com a homologação técnica do Batalhão de Operações Aéreas, apontando as condições de receber uma estrutura mínima para o funcionamento provisório a partir do início de 2025, passamos a ter condições de receber a 5ª Companhia de Operações Aéreas, trabalhando de forma integrada com o SAMU e atendendo toda a área da Zona da Mata”.

O promotor Rodrigo Barros ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para levar o transporte aeromédico para a região:

Gostaríamos, em nome do Ministério Público, de destacar a importância dessa relação de proximidade entre as instituições: Corpo de Bombeiros, CISDESTE, Ministério Público e o município de Juiz de Fora, que está cedendo a área da nova estrutura, que vai atender o helicóptero de resgate SAMU / Corpo de Bombeiros. É um processo que está ocorrendo em tempo recorde em termos de serviço público, porque conta justamente com ações efetivas e pessoas dedicadas à frente deste projeto. Quero parabenizar a todos por este trabalho, e certamente vamos colher muitos frutos positivos e salvar muitas vidas a partir do ano de 2025.

O secretário executivo do CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, agradeceu a parceria entre Corpo de Bombeiros, Ministério Público, SAMU 192 – CISDESTE e os municípios em prol de um atendimento de saúde integrado à população:

Quero agradecer à Tenente-Coronel Karla pelo deslocamento de Belo Horizonte a Juiz de Fora para vistoriar o local, ao nosso promotor de justiça, Dr. Rodrigo, grande apoiador da saúde pública da nossa região, e dizer que este foi um passo importante que demos aqui hoje para a vinda do SAAV para as nossas macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e também Centro-Sul. Tenho certeza de que este trabalho integrado vai salvar muitas vidas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias