Início Aeroportos

Aeroporto de Cabo Frio (RJ) recebe vistoria de Segurança Operacional pelo DECEA

Imagem: Prefeitura de Cabo Frio

Entre 17 e 22 de março, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou uma vistoria de desempenho do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SMS) da Costa do Sol Operadora Aeroportuária S/A, operadora do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do programa anual de vistorias do DECEA, que visa garantir a segurança das operações aéreas no país.

A avaliação foi conduzida por uma equipe da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) do DECEA e teve como objetivo averiguar o nível de maturidade e efetividade do SMS da empresa. Durante a vistoria, a equipe identificou a importância de promover uma maior proximidade entre os órgãos regionais e a ASEGCEA com os operadores aeroportuários, bem como incentivou a empresa na busca de melhorias contínuas em seu Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional.

Chefe da Seção de Planejamento da ASEGCEA, o Tenente Adriano Andrade dos Santos, destacou a importância da supervisão do SMS. “Essa supervisão desempenha um papel essencial na identificação de áreas de melhoria e na garantia de conformidade com os mais altos padrões de segurança internacionais. Ao avaliar continuamente o desempenho do SMS, pode-se identificar e mitigar potenciais riscos, contribuindo para a prevenção de incidentes e acidentes aéreos”, afirmou.

A gerente de Segurança Operacional da Costa do Sol, Sabrina da Silva Cardoso Tété, por sua vez, reforçou a importância da avaliação de desempenho para compreender o nível de maturidade, efetividade e oportunidades de melhoria contínua do SMS.

Além da vistoria, a ASEGCEA promoveu o Treinamento no Posto de Trabalho (TPT) para cinco novos vistoriadores. Este processo é essencial para capacitar vistoriadores de todos os órgãos regionais, ao disseminar conhecimento nessas organizações e promover a capacitação das equipes.

A supervisão da segurança operacional da aviação civil no Brasil é uma responsabilidade fundamental, orientada pelos padrões internacionais da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A realização de vistorias de desempenho do SMS periódicas e o constante aprimoramento dos sistemas destacam o compromisso do DECEA com a segurança operacional.

Leia mais:

Sair da versão mobile