Aeroporto de Campo Novo do Parecis (MT) facilita transporte aéreo de pacientes críticos

Imagem: Prefeitura de Campo Novo do Parecis

O Aeroporto Genildo Stefanuto, localizado no município de Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, assumiu um papel crucial na vida de pacientes que necessitam de transporte aéreo em UTI desde a sua conclusão. Mais do que um terminal aéreo, ele se configura como um portal para a esperança, aumento da chance de recuperação, conectando-os a serviços médicos especializados em tempo hábil.

Nesta semana, gêmeos prematuros precisaram ser transportados com urgência do Hospital Municipal Euclides Horst, para UTI de Primavera do Leste, a 621 km de distância. O transporte foi concluído na manhã da última quinta-feira (2), garantindo chance de vida dos gêmeos.

São dois casos graves de prematuros extremos, sendo o transporte vital para garantir a vida dessas crianças, se tornando um risco se fosse feito por via terrestre, trazendo complicações. Agradeço ao empenho da prefeitura, pela visão administrativa na construção de um aeroporto que com certeza irá salvar muitas vidas. Se antes gastamos 6h ou 7h horas de ambulância, o transporte aéreo foi feito em apenas 1h”, esclareceu o médico pediatra Dr. Luanderson Rombaldi.

Construído com recursos municipais, após a doação do terreno, o aeroporto foi entregue em 2022, pelo prefeito Rafael Machado. “O aeroporto garante agilidade através de sua infraestrutura moderna e eficiente. A pista de pouso e decolagem, possui 1.600 metros de extensão, permite a operação de aeronaves de grande porte, como jatos e ambulâncias, que transportam os pacientes diretamente para centros médicos especializados em outras cidades. É isso que vem ocorrendo nos últimos anos desde a sua entrega, eficiência para os atendimentos, principalmente médicos”, garantiu o prefeito.

A agilidade no atendimento proporcionada pelo aeroporto é fundamental para o sucesso do tratamento de pacientes em estado grave, como esclarece a Diretora do Hospital Euclides Horst, Sumaia Victor. “Cada minuto que se perde pode significar a diferença entre a vida e a morte. Ter um aeroporto dentro do município, permite que esses pacientes sejam transportados com segurança, conforto e rapidez, minimizando os riscos e otimizando as chances de recuperação”, salientou a diretora.

Dois transportes aeromédicos em apenas dois dias

Na manhã da última sexta-feira (3), em mais um transporte aéreo, em menos de dois dias, uma criança de apenas 08 meses, foi transferida para o Hospital São Lucas em Primavera do Leste de avião, para receber suporte médico urgente em uma Unidade de Tratamento Intensiva.

O atendimento iniciado no Hospital Municipal Euclides Horst no município, precisava de cuidados especializados que só uma UTI pode oferecer. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a expertise da equipe médica, o bebê foi transportado com segurança e rapidez, onde recebeu o tratamento necessário.

Francieli Borges, Interina da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da estrutura do aeroporto para o transporte do paciente: “O Aeroporto Genildo Stefanuto foi mais uma vez fundamental para salvar a vida de uma criança. A agilidade e a segurança da operação de transporte aéreo permitem que ela chegue à UTI em tempo hábil para receber o atendimento médico.

A prefeitura ressaltou a prontidão do município para auxiliar em situações de emergência. “Nosso aeroporto está à disposição para atender a solicitações de transporte aeromédico, especialmente em casos que envolvam risco de vida. A missão de salvar vidas é nossa prioridade.“, destacou o prefeito Rafael Machado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias