Início Aeroportos

Aeroporto de Guarulhos fica por quase meia hora parado devido a reportes de drones sobrevoando a área

O momento em que os aviões aguardavam sem poder decolar, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Na noite do último sábado, 18 de novembro, por volta das 23h10, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), ficou com suas operações suspensas por quase meia hora devido a reportes de avistamentos de drones sobrevoando a área.

O vídeo apresentado abaixo, captado por uma das câmeras ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, começa com o momento em que o controlador de tráfego aéreo fez o primeiro aviso aos pilotos sobre a impossibilidade de decolagem, após os pilotos de um avião que partiu reportarem que viram drones no setor de decolagem:

Como visto nas cenas do vídeo acima, mais alguns minutos adiante na filmagem, foi possível ouvir um piloto da GOL no pátio do aeroporto afirmando que estava vendo ao menos quatro drones, incluindo um deles sobre a torre de controle.

Devido ao longo tempo de espera, pilotos de voos internacionais que aguardavam na fila de decolagem avisaram que desligariam seus motores, para economia de combustível, e solicitaram que o controlador os avisasse para que religassem quando as operações estivessem próximas da retomada.

Uma longa fila de aviões se formou nas taxiways, até que uma verificação visual das imediações constatou não mais haver os drones aparentes nas imediações, permitindo a normalização das operações com quase 30 minutos desde a paralisação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile