Início Aeroportos

Aeroporto de San Francisco ameaça processar o de Oakland caso este último mude de nome

O Aeroporto Internacional de São Francisco ameaça processar o Aeroporto Internacional de Oakland, caso este último decida levar adiante a mudança de nome planejada com o objetivo de impulsionar a conscientização dos passageiros sobre a sua localização geográfica.

Atualmente, Oakland é oficialmente chamado de Aeroporto Internacional Metropolitano de Oakland, porém, no mês passado, a Port of Oakland anunciou que estava considerando seriamente renomear o aeroporto para Aeroporto Internacional de San Francisco Bay Oakland.

As autoridades do porto temem que o Oakland esteja perdendo tráfego, pois os passageiros não compreendem por completo a localização geográfica do aeroporto, que fica apenas 17,7 km distante, em linha reta, do Aeroporto de São Francisco, atravessando a Baía de São Francisco, sendo o aeroporto mais próximo de cerca de 60% dos residentes da região da baía.

A mudança de nome recebeu apoio de algumas das maiores companhias aéreas que operam no aeroporto de Oakland, incluindo Southwest Airlines, Spirit Airlines e a companhia aérea de baixo custo mexicana Volaris, que argumentam que uma “convenção de nomenclatura mais relevante e contemporânea” aumentaria a visibilidade entre os viajantes aéreos em busca de voos para a baía.

Os comissários locais devem considerar a mudança de nome nos próximos dias, mas, no período que antecede a importante reunião do Conselho do Port of Oakland, marcada para 11 de abril, o Aeroporto Internacional de São Francisco, concorrente, ameaça tomar medidas legais caso Oakland decida continuar com a mudança de nome.

O Port of San Francisco não perdeu tempo e criticou a proposta de mudança de nome. Porém, os oficiais estão intensificando a retórica agora, dizendo que irão à justiça para tentar impedir que Oakland inclua San Francisco Bay em seu nome. “Esperamos que Oakland descubra um nome aceitável que funcione para Oakland, e que não infrinja nossos direitos autorais”, comentou David Chiu, procurador da cidade de San Francisco.

Ele adicionou: “De nossa perspectiva, o litígio é o último recurso, e esperamos evitá-lo, mas faremos isso se formos forçados”. Junto com uma potencial questão de direitos autorais, o aeroporto de San Francisco instou o de Oakland a não acrescentar San Francisco ao seu nome, alegando que isso poderia confundir os clientes. O aeroporto de Oakland refutou esse argumento, alegando que a mudança de nome ajudaria a esclarecer eventuais confusões.

Segundo as autoridades portuárias, metade dos viajantes internacionais frequentes e quase um terço dos viajantes domésticos desconhecem que Oakland está localizado na região da Baía de San Francisco.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile