Início Aeroportos

Aeroporto internacional fecha duas pistas após mulher de 22 anos ser avistada em local indevido

Foto de pxhidalgo via Deposit Photos (sob licença)

Na terça-feira, 6 de junho, mais um incidente de segurança marcou as operações de um grande aeroporto americano. Desta vez, o caso foi registrado no Aeroporto Intercontinental George Bush, de Houston, no Texas, onde uma mulher de 22 anos conseguiu entrar no perímetro da pista no começo da noite, relatou a imprensa dos EUA.

O caso, considerado grave pelas autoridades do aeroporto, resultou no fechamento de duas pistas durante quinze minutos, até que a mulher fosse detida. Sua presença dentro da área restrita foi percebida por pilotos, que rapidamente relataram à Torre, acionando a polícia.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Polícia de Houston, Shay Awosiyan, a jovem identificada como Ivori Howard foi presa sob suspeita de intenção de causar perturbação em uma instalação de infraestrutura crítica.

Infelizmente, pessoas violando a segurança em aeroportos estão se tornando uma ocorrência cada vez mais comum em várias partes do mundo ocidental, o que aumenta a preocupação com a segurança e integridade de passageiros e aeronaves. Além de pessoas que surtam e invadem os aeroportos de carro ou à pé, também há casos de protestos de ambientalistas contra o uso de jatos privados, que resultam de depredações a aeronaves.

Por exemplo, no ano passado, manifestantes do Greenpeace conseguiram invadir o Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris, e, usando spray, pintaram uma das aeronaves Boeing da Air France. Isso resultou não só em custos significativos de limpeza para a companhia aérea, mas também na aeronave fora de ação durante cerca de seis semanas.

Após os atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA em 2001, houve um grande aumento da segurança nas proximidades dos aeroportos. Por isso, para os indivíduos que precisam acessar qualquer área restrita, mas os recentes incidentes mostram que nada é tão inviolável assim e brechas colocam em risco a segurança de um grande aeroporto internacional.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile