Aeroporto vai produzir vinho a partir de uvas cultivadas no telhado do terminal de passageiros

O Aeroporto de Florença, na Itália, famoso como porta de entrada para a região da Toscana, na Itália, anunciou planos para se tornar o primeiro aeroporto do mundo a produzir vinho a partir de uvas cultivadas no telhado do terminal de passageiros.

O projeto inovador é uma parceria com o escritório de arquitetura Rafael Viñoly Architects, que tem sedes em Nova York e Montevidéu. O novo terminal promete apresentar um projeto moderno com espaços abertos para os passageiros. Contudo, o detalhe que mais chama a atenção é a incorporação de tradições vinícolas da região da Toscana no design do terminal, que contará com um telhado verde com um vinhedo funcional.

Segundo o escritório de arquitetura, o novo terminal terá uma área de 50.000 metros quadrados e deve receber mais de 5,9 milhões de passageiros internacionais por ano. O vinhedo instalado no telhado terá 7,6 hectares e incluirá 38 fileiras de videiras.

Apesar dos desafios de irrigação e cultivo das próprias videiras, os arquitetos contrataram um renomado vinicultor da região para cuidar do vinhedo e produzir o vinho, que será envelhecido em adegas especializadas sob o terminal antes de ser disponibilizado para venda.

O aeroporto também passará por melhorias, incluindo a reorientação e extensão da pista existente, devido à proximidade de terrenos mais elevados que atualmente limita os tipos de aeronaves de passageiros que podem operar nas instalações. Além disso, as novas áreas de chegadas e partidas serão organizadas em um amplo espaço público dentro do novo terminal.

O layout aberto foi desenvolvido para tornar o terminal do aeroporto fácil de navegar para os viajantes aéreos. A reforma do aeroporto também envolverá a criação de sete novos parques no entorno, além de moradia estudantil, espaços comerciais e melhores ligações de transporte de superfície para o próprio aeroporto.

O projeto do novo aeroporto está previsto para receber o padrão LEED Platinum por suas credenciais ambientalmente amigáveis. A conclusão do projeto está prevista em duas etapas, com a fase um a ser concluída em 2026 e a fase dois em 2035.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Diretor-presidente do Aeroporto de Salvador recebe título de cidadão soteropolitano

0
Cercado por familiares, amigos e representantes do trade turístico, Ribas, que é natural do estado do Paraná, destacou seu carinho pela