Aeroportos da América Latina e Caribe tiveram 5,5% mais passageiros no 1º trimestre de 2024; Brasil segue líder

Imagem gerada por IA

O Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) apresenta os dados preliminares de tráfego de passageiros nos aeroportos da região referentes ao primeiro trimestre de 2024, frente aos números do primeiro trimestre de 2023.

O crescimento do volume de passageiros nos três primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 foi de 5,5%. As informações compiladas pelo ACI-LAC indicam que o país que apresentou, em termos percentuais, o melhor resultado em relação ao mesmo período do ano anterior foi o Uruguai, com um crescimento de 28,6%.

Na sequência, ficaram Peru (+21,4%) e Chile (+18,9%). O Equador foi o único país que apresentou uma ligeira diminuição (-2,8%) no movimento de passageiros no primeiro trimestre de 2024.

O Brasil continua a ser o principal mercado da América Latina e Caribe, com 52 milhões de passageiros, um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior, seguido pelo México, que apresentou um crescimento de 1,3% e um volume de passageiros, com mais de 45 milhões de pessoas.

Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC, comemora o resultado nos três primeiros meses do ano: “O transporte aéreo é fundamental para o crescimento econômico e social da América Latina e do Caribe, por isso celebramos este crescimento que demonstra o grande potencial da nossa região”.

As estatísticas do ACI-LAC baseiam-se em dados de tráfego de passageiros nos aeroportos mais movimentados da região, que representam mais de 90% do tráfego total na América Latina e no Caribe.

Informações do ACI-LAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias