Aeroportos de Floripa e Vitória são os mais acessíveis do Brasil no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023

Imagem: Zurich Airport Brasil

A concessionária Zurich Airport Brasil informa que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), e o Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles, de Vitória (ES), foram reconhecidos como os mais acessíveis do Brasil em premiação inédita entregue ontem, 3 de abril, em Brasília (DF), durante o lançamento do Programa Asas para Todos, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Os dois aeroportos administrados pela empresa receberam a mesma pontuação e ficaram empatados em primeiro lugar no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023.

Segundo a concessionária, os aeroportos de Florianópolis e Vitória foram os únicos do país a alcançar o patamar mais alto – pleno – em uma escala que classifica os aeroportos de acordo com a fase em que cada um está em relação às ações de acessibilidade: mínima, básica, satisfatória e plena. O levantamento foi realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e encomendado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Os pesquisadores avaliaram 39 aeroportos em todo país utilizando uma metodologia que leva em conta quatro aspectos:

– Gestão, que se refere a abrangência e frequência dos treinamentos para a comunidade aeroportuária;

– Comunicação, em que é observada a acessibilidade nos canais virtuais e no terminal;

– Deslocamento, sobre as facilidades de locomoção proporcionadas aos passageiros; e

– Uso, em que são levadas em conta soluções para as diferentes inabilidades, como assentos reservados e balcões de check-in preparados para receber pessoas de baixa estatura e cadeirantes.

“Esse reconhecimento é o resultado de ações práticas implantadas de forma pioneira nos aeroportos de Florianópolis e Vitória e mostram nosso comprometimento com o tema. É um privilégio receber esse prêmio e poder compartilhar nossas iniciativas que servem de estímulo para todos construímos uma indústria mais acessível”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que esteve em Brasília na quarta para receber o troféu da premiação.

Tiago Pereira, Diretor-presidente substituto da ANAC, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, e Juliano Noman, Secretário Nacional de Aviação Civil – Imagem: Divulgação / Zurich Airport Brasil

Um dos destaques entre as iniciativas da Zurich Airport Brasil na temática acessibilidade é o Aeroporto para Todos, um programa de inclusão pioneiro nos aeroportos do Brasil. Implantando em fevereiro de 2023, ele consiste em um conjunto de ações que une práticas, tecnologias e construção de novos espaços nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, inspirada nos melhores padrões mundiais.

Os passageiros encontram nos dois aeroportos salas multissensoriais, onde uma iluminação suave e estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. As equipes também passaram por treinamento e capacitação para comunicação em Libras. Além disso, um banheiro para pets foi criado, pensando em quem viaja com seus animais de suporte emocional.

Ainda durante a entrega do prêmio, criado para reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a acessibilidade no setor, as companhias aéreas Azul, LATAM e GOL apresentaram as principais iniciativas desta temática implantadas nas empresas.

Informações da Zurich Airport Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até