Aeroviários do Brasil aprovam as atualizações da CCT apresentadas pelas empresas aéreas

A direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) anunciou o fim da Campanha Salarial 2022/2023 com as empresas comerciais na noite da terça-feira, 20 de dezembro.

Segundo o comunicado do Sindicato, 99,54% da categoria aprova a pauta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias). Dirigentes sindicais realizaram assembleias em 15 e 16 de dezembro para consultar trabalhadores e trabalhadoras.

Com isso, reajustes nos salários, pisos, VA e VR de acordo com o INPC (Índice Nacional do Preço do Consumidor) já entram em vigor na próxima folha de pagamento.

O SNEA representa companhias aéreas como Azul e Gol. A Latam, que realiza negociações em separado, teve a pauta também aprovada pelos profissionais da aviação civil nas assembleias realizadas pelo SNA em 29 e 30 de novembro.

Proposta de atualização da CCT das empresas aéreas

Além do reajuste nos salários, pisos, VA e VR de acordo com o INPC do período, que representa o índice de 5,97%, o SNA afirma que a categoria também vai ser beneficiada com duas novas cláusulas: o direito à folga agrupada mensal e garantia semestral de levar filhos de até seis anos ao médico.

Na proposta anterior, que contou com 100% de rejeição dos aeroviários e aeroviárias, empresas apresentaram como proposta uma série de retiradas de direitos trabalhistas da CCT e da Regulamentação Profissional em troca do reajuste salarial de acordo com o INPC e não aceitaram a inclusão de nenhuma cláusula social, descreve o Sindicato.

Categoria vota pelo fim da Campanha Salarial 2022/2023

Durante as assembleias, profissionais foram informados pelos dirigentes sindicais que, em caso de recusa da proposta de atualização da CCT, restariam duas alternativas: levar as negociações para mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) ou mobilização para uma greve.

As companhias aéreas apresentaram a proposta final e não estavam mais dispostas a dar continuidades às negociações. Diante do quadro, a maioria optou por aprovar a nova CCT, que já entra em vigor na próxima folha de pagamento.

Greve dos aeronautas nos aeroportos

No comunicado dessa terça-feira, a direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários parabenizou a mobilização da categoria dos Aeronautas com seu movimento de greve, em função do impasse nas mesas de negociação.

Como esse não foi o caso da categoria aeroviária, nenhum indicativo de paralisação foi apresentado aos trabalhadores e trabalhadoras.

A entidade finalizou destacando que está sempre disponível para atender a vontade da maioria e, sempre que a categoria definir a mobilização por uma greve, dirigentes sindicais vão se organizar para parar as atividades nos aeroportos, como já ocorreu por diversas vezes.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeroviários

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias