Início Empresas Aéreas

Agência de risco S&P melhora o rating da Azul após reestruturação de dívida

A agência de classificação de riscos S&P Global atualizou o relatório de rating da Azul (AZUL4), elevando-o para níveis positivos, passando da escala global “SD” (Selective Default) para “B-” e da Escala Nacional Brasil de “SD” para “brBBB-“. O relatório completo pode ser lido no site da S&P.

As notas senior unsecured também receberam melhor avaliação, passando de “D” (Default) para “CCC”, enquanto o rating de recuperação passou de “4” para “6”, simbolizando que o risco de refinanciamento da Azul foi aliviado. A ação traz maior flexibilidade para a empresa na recuperação dos negócios.

A perspectiva de rating estável é resultado da expectativa de que a Azul continue experimentando melhorias nos próximos 12 meses, saindo de sua reestruturação com liquidez confortável e perfil de vencimentos otimizado. Em 14 de julho, a companhia aérea concluiu uma troca de dívida que aceitou cerca de 86% das notas seniores unsecured com vencimento em 2024 e 2026, as quais foram trocadas por notas secured com vencimento em 2029 e 2030.

Esta ação tirou boa parte dos riscos presentes para refinanciamento, pois apenas US$ 100 milhões das notas com vencimento em 2024 continuam a circular. Ainda de acordo com a S&P Global, a Azul possui a vantagem de não precisar realizar grandes amortizações de sua dívida antes de 2028.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile