Agente de segurança salta esteira e salva bebê sufocando em aeroporto nos EUA

Uma oficial da Administração de Segurança de Transporte (TSA) foi aclamada como uma heroína depois de salvar um bebê de engasgar ao realizar a manobra de Heimlich no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jérsei. De acordo com uma nota do TSA, a policial Cecilia Morales ajudou a jovem mãe que percebeu no posto de controle de segurança que seu bebê não estava respirando. 

Morales tentou gritar instruções para a jovem mãe, mas, segundo ela, a moça estava tão nervosa e sabia que se ela não ajudasse não ia ter um bom resultado. “Então pulei os rolos da esteira e ela me deu o bebê. Eu executei a manobra de Heimlich infantil nele”, disse a oficial. “A mãe estava em choque para segurar o filho, então carreguei o bebê pelo detector de metais e esperei o EMT pediátrico chegar para dar ao bebê um pouco de oxigênio pouco tempo depois“. 

Agente Morales – TSA

Morales já foi paramédica e já havia realizado o Heimlich em adultos e crianças, de acordo com a nota. “Dois meses no trabalho e ela é literalmente uma salva-vidas”, acrescentou Thomas Carter, Diretor de Segurança Federal da TSA para Nova Jérsei. “A reação rápida e as ações da policial Morales ajudaram a garantir que esta família tenha um feliz Natal. Suas ações foram inspiradoras”.

vídeo de vigilância do incidente, compartilhado pela FAA, mostra Morales em ação (abaixo, espere carregar). A ocorrência foi registrada no dia 23 de dezembro.

“Foi a primeira vez que me vi em ação, salvando uma vida. Foi alucinante de assistir. Senti que meu treinamento e minha experiência acabaram de assumir o controle”, acrescentou a agente. 

Asfixia é a quarta principal causa de morte não intencional em crianças com menos de 5 anos de idade, de acordo com o Departamento de Saúde dos EUA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias