Início Sem categoria

Agentes de Segurança interceptam passageiro com dois morteiros de 81mm em sua bagagem de mão

Esta semana, agentes da Administração de Segurança no Transporte (TSA) interceptaram um passageiro no Aeroporto de Ontario, na Califórnia, carregando dois morteiros de 81mm em sua bagagem durante uma revista de rotina.

Felizmente, ambas as granadas estavam inertes. No entanto, independentemente de serem desativadas ou não, esses artefatos são estritamente proibidos tanto na bagagem de mão quanto na despachada.

Em uma publicação ousada em uma rede social, a TSA lembrou aos passageiros para sempre verificar o que têm em sua bagagem e que observem se carregam explosivos. Neste caso, parece que o passageiro não se meteu em grandes apuros por tentar embarcar com os itens proibidos em uma aeronave comercial, mas nem sempre a situação termina tão bem.

Em 2021, um turista italiano adolescente em Londres passou dois meses na prisão por tentar embarcar com uma granada de mão desativada no Aeroporto de Londres-Heathrow. Domenico Giovinazzo foi rapidamente cercado pela polícia depois que os agentes de segurança detectaram o artefato durante o raio-x de rotina de sua bagagem de mão.

O Superintendente Chefe Sean Wilson, chefe do Comando de Polícia de Aviação da Polícia Metropolitana, classificou as ações de Giovianazzo como “imprudentes e perigosas” após a descoberta levar à evacuação parcial dos terminais do aeroporto, causando atrasos nos voos. Felizmente, o tribunal teve alguma misericórdia de Giovinazzo e suspendeu sua sentença por um ano.

No ano passado, um passageiro americano tentou contrabandear explosivos vivos na forração de sua bagagem despachada em um voo da Allegiant para Orlando, partindo do Aeroporto Internacional do Vale do Lehigh.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.